Venâncio e Santa Cruz debatem estudo sobre correção de divisas entre os dois municípios

O estudo de limites envolve as localidades de Monte Alverne, Linha Araçá, Linha Eugenia, Quarta Linha Nova Baixa, Linha Armando e Linha Seival

Técnicos da Prefeitura de Santa Cruz do Sul apresentaram nesta quarta-feira, 25, ao prefeito de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa, e a secretária do Planejamento e Urbanismo, Deizimara Souza, o trabalho de campo realizado a fim de redefinir os limites territoriais entre os dois municípios. Numa extensão de aproximadamente 12 quilômetros, entre a RSC-287 e o distrito de Monte Alverne, cerca de 400 pessoas vivem sem ter a certeza se suas propriedades pertencem a Santa Cruz do Sul ou Venâncio Aires.

A polêmica do limite entre os municípios se arrasta por décadas. Enquanto para a legislação as propriedades pertencem a Venâncio Aires, as vidas e documentos de muitos moradores se concentram em Santa Cruz. Para legalizar a situação, a diretoria de geoprocessamento e topografia do município vizinho realizou o trabalho de campo e apresentou a Venâncio Aires. “Conversamos com cada morador, buscamos os documentos e fomos redefinindo o traçado também a partir dos levantamentos do IBGE”, explicou o coordenador Paulo Back.

Na presença do prefeito em exercício da Terra da Alegria, Elstor Desbessell, o prefeito Jarbas da Rosa acompanhou o trabalho e concordou em dar seguimento ao processo. “Venâncio entende a importância desse levantamento e o nosso objetivo é resolver. Já existe um acordo tácito com Santa Cruz e estamos caminhando para legalizá-lo com o menor transtorno possível para o cidadão”, declarou o prefeito da Capital do Chimarrão.

O estudo de limites envolve as localidades de Monte Alverne, Linha Araçá, Linha Eugenia, Quarta Linha Nova Baixa, Linha Armando e Linha Seival. Após o consenso sobre o traçado mais adequado, dentro das possibilidades técnicas e legais, o processo ainda deverá ser encaminhado para análise das duas Câmaras de Vereadores, audiência pública nas comunidades e seguir para comissão de Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa Gaúcha para aprovação das alterações.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Recurso desabilitado