Venâncio sedia seminário sobre educação em unidades prisionais

Organizado pela Penitenciária Estadual de Venâncio Aires, ocorre nesta quarta-feira o 2º Seminário Estadual de Princípios, Concepções e Práticas Pedagógicas. O encontro, sediado no IFSul, conta com mais de 100 profissionais que trabalham em Núcleos Estaduais de Educação de Jovens e Adultos (Neejas) e funcionários da Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe).

Entre as autoridades presentes no evento, está o secretário de Justiça e Sistemas Penal e Socioeducativo do Rio Grande do Sul, Mauro Hauschild. À reportagem da RVA, ele destacou a importância do acesso à educação, mesmo que o indivíduo esteja privado de liberdade, visando uma reintegração positiva à sociedade, com possibilidade de inserção no mercado de trabalho e evitando a reincidência no crime. “Hoje, 61% das pessoas privadas de liberdade têm menos do que a 4ª série primária e 38% das pessoas das pessoas privadas de liberdade têm menos de 29 anos. Então, são jovens sem acesso à educação. E, claro, que quando você é jovem e não tem acesso à educação, a fragilidade para ser cooptado pela criminalidade é muito maior”, afirmou.

A responsável pela 8ª Delegacia Penitenciária Regional, Samantha Lopes de Moraes Longo, também destacou que os Núcleos Estaduais de Educação de Jovens e Adultos (Neejas) dentro dos presídios: “é muito importante essa parceria que nós temos com os núcleos de ensino nos presídios. Eles nos auxiliam a garantir dos direitos dos apenados através da educação e nos auxiliam a transformar vidas”

O responsável pela 6ª Coordenadoria Regional da Educação, Luís Ricardo Pinho de Moura, também acompanha o evento na Capital do Chimarrão, assim como a diretora do Neeja da Penitenciária Estadual de Venâncio Aires (Peva), professora Mariela de Borba; prefeito Jarbas da Rosa e demais autoridades. O seminário no IFSUL segue ao longo desta tarde, até as 16h30min, com exposição de trabalhos dos alunos da Peva.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Recurso desabilitado