Vereadores aprovam Moção de Apelo para reabertura dos Fóruns

Na sessão desta segunda-feira, 10, a maior parte da Ordem do Dia se voltou à votação de moções. Uma delas, de autoria dos vereadores da bancada do PDT, apela para que ocorra a reabertura dos Fóruns. Os proponentes são os vereadores César Garcia, o Cesão; Tiago Quintana; Sid Ferreira e Luciana Scheibler.

A Moção de Apelo será encaminhada ao presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Luiz Fux; ao presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ/RS), desembargador Voltaire de Lima Moraes; e ao presidente da Ordem dos Advogados do Brasil do Rio Grande do Sul (OAB/RS), Ricardo Ferreira Breier, para que sejam tomadas providências de urgência nas atividades forenses, com a reabertura dos Fóruns, realização de audiências presenciais e a contagem de prazos dos processos físicos.

Além dessa moção, outra aprovada é de autoria do vereador Diego Wolschick (PTB) e será encaminhada ao prefeito de Venâncio, Jarbas da Rosa; à Diretoria de Infraestrutura Rodoviária do Departamento Autônomo de Estrada e Rodagem (Daer), em nome de Richard Lesh Polo; e à 3ª Superintendência Regional em Santa Cruz do Sul, representada pelo superintendente Leonardo do Amaral Ribeiro, para que realizem a instalação de um redutor de velocidade junto à ERS-422, próximo ao Posto Pinheiro, no bairro Santa Tecla.

Também relacionada ao trânsito, aprovada Moção de Apelo da vereadora Luciana Scheibler à Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), pedindo a instalação de placas indicativas, sinalizando para ter cuidado com animais soltos nas margens da RSC-453, do quilômetro 01 ao quilômetro 08.

Já o vereador Clécio Espíndola, o Galo (PTB), teve aprovada moção que será encaminhada ao governador do Estado, Eduardo Leite, solicitando a inclusão das Entidades Tradicionalistas ao Programa Nota Fiscal Gaúcha. Inclusive, Galo é um dos 70 vereadores gaúchos, de 50 municípios gaúchos, que está fazendo parte da Frente Parlamentar dos Vereadores pela Tradição. A iniciativa foi criada pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) e tem por objetivo apoiar e defender os interesses da cultura gaúcha nas esferas dos órgãos públicos municipal e estadual.

Indicações

Também estiveram em pauta na sessão algumas indicações dos vereadores. Uma delas, de autoria de Diego Wolschick, sugere a criação de um ‘Labirinto Verde’, junto à Praça Evangélica, semelhante ao que existe na cidade de Nova Petrópolis. Segundo o vereador, o objetivo é fomentar o turismo, além de proporcionar um local de lazer.

A vereadora Sandra Wagner (PSB) está indicando ao Poder Executivo que faça um Decreto reconhecendo a ‘galinhada’, prato típico do município, como Patrimônio Cultural Imaterial de Venâncio Aires.

Já Claudete Cittolin (PSD), solicita que seja feita uma homenagem ao comunicador Moacir Eisermann pelos 30 anos de Rádio Venâncio Aires, completados no dia 1º de maio.

Ainda, André Puthin (MDB) está indicando ao Poder Executivo a criação de um programa denominado Escola Segura, que torna necessário o uso de medidas e equipamentos mínimos de segurança nos estabelecimentos de ensino. A medida leva em consideração o atentato ocorrido no município de Saudades/SC, na semana passada.

Ana Cláudia do Amaral Teixeira de volta à Câmara

Na próxima semana, ocorre mais uma troca na Câmara. A cadeira do vereador Gerson Ruppenthal, atualmente ocupada por Luciana Scheibler, vai receber a atual secretária de Planejamento e Urbanismo, Ana Cláudia do Amaral Teixeira. A vaga do PDT será cedida à suplente, que fez 393 votos nas eleições passadas.

Já no lugar de Ana Cláudia na Secretaria, fica o atual assessor da pasta, Gustavo André Gradaschi Von Helden, que é advogado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Recurso desabilitado