Pais e alunos da Escola Mariante aguardam alternativas para garantir atividades presenciais do ano letivo

Pais e alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Mariante, de Vila Mariante, ainda buscam alternativas para garantir as atividades presenciais do ano letivo. A instituição de ensino, localizada no interior de Venâncio Aires, está com as aulas suspensas desde o dia 21 de junho, após um auto de interdição ter sido expedido, justificando a paralisação das atividades em um prédio onde eram realizadas as aulas das turmas do 6º ano do Ensino Fundamental, ao 3º ano do Ensino Médio. No documento, a situação foi avaliada como “necessária e imprescindível pelo grau de comprometimento e deterioração da estrutura de concreto armado, que oferece risco de colapso e danos aos usuários”.

No dia 27 de junho, as aulas voltaram a ocorrer em um espaço reduzido, porém, estudantes e professores começaram a enfrentar problemas com a energia elétrica. Já no dia 16 de julho, a comunidade do distrito se mobilizou em um ato que reuniu mais de 400 pessoas pela principal rua do distrito. Agora, representantes da comunidade aguardam o retorno da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), sobre um processo de locação de salas de aula da Universidade de Santa Cruz do Sul, campus de Venâncio Aires. A decisão foi tomada após uma reunião, que foi realizada no dia 28 de julho no salão comunitário Nossa Senhora dos Navegantes, junto com o coordenador regional de educação, Luiz Ricardo Pinho de Moura.

Mãe de dois estudantes da instituição, Daniela Martins falou sobre a situação em entrevista à reportagem da Rádio Venâncio Aires. “A equipe diretiva pediu o comparecimento dos pais, da equipe diretiva e do Conselho de Pais e Mestres (CPM). Foram colocadas três opções: ficar com as aulas remotas, realizar um revezamento das turmas em uma sala da capatazia e outra opção, seria irmos até a Unisc. Seria uma locação. Ficou decidido que a gente iria pra Unisc. A direção foi até a universidade para ver as salas, para definir os turnos de cada turma. Foi realizado também o roteiro dos ônibus. Está tudo pronto. Nossos filhos continuam em casa. A gente fica nessa apreensão, nessa agonia. O tempo está passando”, lamentou.

Outra preocupação, segundo Daniela, é a desestimulação dos filhos em relação aos estudos. “A gente não sabe mais o que fazer. Não é igual uma sala de aula. Eles se dispersam e qualquer barulho tira a atenção. Eles não estão evoluindo e possuem muitas dificuldades, mesmo que os professores estejam disponíveis nos grupos de WhatsApp. Sabemos que não é assim, mas queremos voltar tranquilos e seguros às salas de aula”, completou.

O que diz a Seduc

Em nota, a Secretaria Estadual da Educação esclareceu que “está em fase de finalização o processo para locação de salas da Universidade de Santa Cruz (Unisc) para os estudantes das Escola Estadual Mariante. A Secretaria ainda destacou que a reforma da rede elétrica do prédio da escola está em fase de elaboração de projeto na 6ª Coordenadoria Regional de Obras Públicas”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Recurso desabilitado