Professores da rede municipal iniciam formação continuada em relações étnico-raciais

A Secretaria de Educação de Venâncio Aires promove ao longo deste ano, atividades de formação continuada aos profissionais que atuam na rede de ensino. Na terça-feira, 30, inicia uma série de encontros mensais, que seguem até novembro, com o tema ‘Educação para as relações étnico-raciais: discussões sobre culturas afro e indígena e possibilidades para a sala de aula’.

A programação, conforme a coordenadora pedagógica da pasta, Juliane Weiss Niedermayer, terá a participação de importantes nomes regionais e nacionais na abordagem dos assuntos. O primeiro encontro será com a presença dos professores da Univates, Fernanda Schneider e Marcos Rogério Kreutz.

“Fazer formação continuada de professores sobre educação para as relações étnico-raciais é crucial por várias razões, como por exemplo, para promover a igualdade, a equidade e a justiça social, prevenir o preconceito e a discriminação, preparar os estudantes para uma sociedade multicultural, além de, claro, atender a demandas legais e curriculares”, destaca Juliane.

A professora Fernanda Schneider é pesquisadora do Laboratório de Arqueologia do Museu de Ciências da Univates, pós-doutoranda em Arqueologia pelo Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (Conicet). Já o professor Marcos Kreutz é escritor e pesquisador, pós-doutor em Ensino pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino da Univates.

“Os professores trazem suas experiências, através de contextualizações sobre a História Indígena, com discussões acerca da diversidade étnica dos povos originários e a composição cultural brasileira. Além disso, também trazem uma apresentação dos dados sobre como trabalhar com a História Indígena nas áreas como ciências naturais, ciências humanas e sociais, ciências exatas, cultura regional e local, comunicação em sala de aula, trabalhando conceitos como cultura, tradições, costumes, modos de vida, filosofia ocidental versus modo de viver indígena”, acrescenta a coordenadora pedagógica.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Recurso desabilitado