Programa Saúde na Escola promove atividades em Vale Verde

Na manhã da quarta-feira, 15, as profissionais da Secretaria da Saúde do Município, enfermeira Camila dos Santos enfermeira e psicóloga Sonia Gass da Estratégia de Saúde da Família (ESF), realizaram palestra na escola Nero Pereira de Freitas, direcionada aos adolescentes entre 11 e 15 anos.

O tema abordado foi a saúde sexual e reprodutiva, prevenção do HIV e outras infeções sexualmente transmissíveis, incluindo HPV, sífilis e hepatite. A palesta teve como objetivo estimular o autocuidado dos adolescentes no que diz respeito à saúde sexual e reprodutiva.

Segundo a enfermeira, nessa faixa etária a sexualidade tem uma dimensão especial, que é o aparecimento da capacidade reprodutiva no ser humano, que acontece ao mesmo tempo em que estão ocorrendo profundas transformações biológicas, psicológicas e sociais. Por esse motivo é importante que adolescentes tenham acesso ao conhecimento do seu corpo, para que façam escolhas que favoreçam seu desenvolvimento sexual de forma saudável.

Adolescentes e jovens tem direito a receber educação sexual e reprodutiva e a ter acesso às ações e serviços de saúde que os auxiliem a lidar com a sexualidade de forma positiva e responsável, e os incentive a adotar comportamentos de prevenção e de cuidado pessoal, de acordo com Estatuto da Criança e Adolescente (ECA, 2002).

A psicóloga salientou que o tema deve ser abordado de forma educativa e sua discussão torna-se importante por ajudá-los a compreender e vivenciar sua sexualidade com responsabilidade. Neste sentido, a atenção primária, através do modelo de saúde da família, deve atuar de forma intersetorial com as escolas, propiciando o diálogo e a reflexão necessários a este grupo em especial, explicou Sonia Gass.

Ela destacou que além da aproximação entre os profissionais e os adolescentes, o trabalho interdisciplinar tem os objetivos de levar informações sobre o tema; identificar as situações de risco para jovens e adolescentes no que abrange a prática sexual e a reprodução; orientar a respeito de infecções sexualmente transmissíveis; prevenir  casos de gravidez não planejada entre jovens e adolescentes; acolher as vivências e tirar dúvidas dos adolescentes ao que se refere ao autocuidado em saúde sexual e reprodutiva.

Outros temas e atividades serão desenvolvidas no decorrer do próximo ano, e devem ser visitadas as demais escolas do município, contemplando assim, o calendário de atividades do Programa Saúde na Escola (PSE), aderido pela Secretaria Municipal de Saúde, seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Recurso desabilitado