Projeto leva oficinas de robótica e programação em escolas da rede municipal de Venâncio Aires

A iniciativa busca proporcionar aos estudantes uma introdução ao universo da robótica por meio de atividades práticas de montagem e programação de robôs

Em uma parceria entre Secretaria de Educação e o Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSUL) de Venâncio Aires, o Projeto EducaIF está levando, desde setembro, oficinas de robótica a alunos do 5º ano em quatro escolas da rede municipal. A iniciativa busca proporcionar aos estudantes uma introdução ao universo da robótica por meio de atividades práticas de montagem e programação de robôs.

Conforme o coordenador do Projeto EducaIF, Gelson Luis Peter Corrêa, esta parceria entre a Secretaria e o Instituto acontece há bastante tempo, em que através de materiais didáticos e metodologias ativas, é desenvolvido novas ferramentas para efetivar a construção de conhecimento dos alunos da rede pública municipal .

“O EducaIF sempre esteve presente nas escolas municipais, mas somente nos anos finais. Desta vez, quisemos proporcionar esse aprendizado aos alunos do 5º ano, para prepará-los com capacidades tecnológicas desde cedo, incentivando a solução de problemas do cotidiano e estimulando a criatividade. Sabemos das dificuldades que os alunos têm na aprendizagem de disciplinas nas áreas de matemática e ciência da natureza, e por isso, por meio deste projeto, nossa intenção é colaborar de forma ativa e inovadora para o desenvolvimento da educação”, destaca Gelson.

As oficinas, que serão finalizadas ainda neste mês de novembro, são ministradas pela equipe executora do projeto composta por seis estudantes, entre bolsistas e voluntários, que conduzem seis turmas de 5º ano, totalizando 140 alunos envolvidos na iniciativa. Participam estudantes das EMEFs Alfredo Scherer, Professora Odila Rosa Scherer, José Duarte de Macedo e Dois Irmãos. São realizados quatro encontros para cada turma, três na própria escola, centrados na programação, e o último, é no Campus do IFSUL. Neste último encontro, os alunos são desafiados a criar um robô utilizando peças LEGO, ao mesmo tempo em que eles têm a oportunidade de conhecer o espaço do Instituto e conhecer de perto o Clube de Robótica.

Para a assessora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação , Fernanda Saldanha,, uma das habilidades mais perceptíveis que os estudantes têm desenvolvido com as atividades é a autonomia. “Quando os alunos se organizam em atividades em grupo, eles já têm maior percepção do que cada um vai fazer, seja na programação, ou na montagem dos robôs”, indica.

A professora Leonice Teresinha Fonseca, que acompanhou os alunos da EMEF Dois Irmãos, destaca o impacto das oficinas do Projeto EducaIF, que culminou no último encontro da turma nesta quarta-feira, 22. “É incrível observar como os alunos absorvem o conhecimento prático das oficinas de robótica. Temos visto que essa experiência influencia positivamente em outras disciplinas em sala de aula, pois eles associam”, finaliza Fonseca.

Foto: Divulgação / Assessoria da Prefeitura Municipal

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Recurso desabilitado