Em uma parceria entre Secretaria de Educação e o Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSUL) de Venâncio Aires, o Projeto EducaIF está levando, desde setembro, oficinas de robótica a alunos do 5º ano em quatro escolas da rede municipal. A iniciativa busca proporcionar aos estudantes uma introdução ao universo da robótica por meio de atividades práticas de montagem e programação de robôs.
Conforme o coordenador do Projeto EducaIF, Gelson Luis Peter Corrêa, esta parceria entre a Secretaria e o Instituto acontece há bastante tempo, em que através de materiais didáticos e metodologias ativas, é desenvolvido novas ferramentas para efetivar a construção de conhecimento dos alunos da rede pública municipal .
“O EducaIF sempre esteve presente nas escolas municipais, mas somente nos anos finais. Desta vez, quisemos proporcionar esse aprendizado aos alunos do 5º ano, para prepará-los com capacidades tecnológicas desde cedo, incentivando a solução de problemas do cotidiano e estimulando a criatividade. Sabemos das dificuldades que os alunos têm na aprendizagem de disciplinas nas áreas de matemática e ciência da natureza, e por isso, por meio deste projeto, nossa intenção é colaborar de forma ativa e inovadora para o desenvolvimento da educação”, destaca Gelson.
As oficinas, que serão finalizadas ainda neste mês de novembro, são ministradas pela equipe executora do projeto composta por seis estudantes, entre bolsistas e voluntários, que conduzem seis turmas de 5º ano, totalizando 140 alunos envolvidos na iniciativa. Participam estudantes das EMEFs Alfredo Scherer, Professora Odila Rosa Scherer, José Duarte de Macedo e Dois Irmãos. São realizados quatro encontros para cada turma, três na própria escola, centrados na programação, e o último, é no Campus do IFSUL. Neste último encontro, os alunos são desafiados a criar um robô utilizando peças LEGO, ao mesmo tempo em que eles têm a oportunidade de conhecer o espaço do Instituto e conhecer de perto o Clube de Robótica.
Para a assessora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação , Fernanda Saldanha,, uma das habilidades mais perceptíveis que os estudantes têm desenvolvido com as atividades é a autonomia. “Quando os alunos se organizam em atividades em grupo, eles já têm maior percepção do que cada um vai fazer, seja na programação, ou na montagem dos robôs”, indica.
A professora Leonice Teresinha Fonseca, que acompanhou os alunos da EMEF Dois Irmãos, destaca o impacto das oficinas do Projeto EducaIF, que culminou no último encontro da turma nesta quarta-feira, 22. “É incrível observar como os alunos absorvem o conhecimento prático das oficinas de robótica. Temos visto que essa experiência influencia positivamente em outras disciplinas em sala de aula, pois eles associam”, finaliza Fonseca.