Termina nesta terça-feira o prazo para que condutores das categorias C, D e E realizem exame toxicológico

O fim do prazo para realização do exame toxicológico é na terça (30/4). Mais de 3,4 milhões de condutores das categorias C, D e E (para dirigir ônibus e caminhões) ainda estão em situação irregular em todo o Brasil, sendo que 168 mil são do Rio Grande do Sul. O prazo para o primeiro grupo de condutores com vencimento da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) entre janeiro e junho, terminou em 31 de março.

Caso esses motoristas não façam o teste até 30 de abril, poderão ser autuados diretamente pelos sistemas eletrônicos a partir de 1º de maio, conforme o artigo 165-D do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A não realização do exame dentro do período estabelecido é considerada infração gravíssima, sujeita a multa de R$ 1.467,35 e sete pontos na CNH.

A Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) notificou os atrasados via Carteira Digital de Trânsito (CDT) e criou uma página na qual os motoristas podem consultar se precisam ou não fazer o teste.

Motoristas que possuem a CNH nas categorias C, D ou E e não dirigem mais ou que moram fora do país podem pedir o cancelamento da CNH para evitar serem autuados pela infração. O DetranRS encaminhará a informação para a Senatran, após cancelar o registro da CNH na base estadual.

Se o condutor ainda dirige moto ou automóvel e não precisa mais que a CNH esteja incluída nas categorias C, D e E pode solicitar o rebaixamento de categoria, já que a as categoria A e B não exigem o exame toxicológico. Ambos os serviços podem ser realizados nos Centros de Formação de Condutores (CFC) do RS.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Recurso desabilitado