Abertas inscrições para 160 castrações gratuitas de pets em Vale Verde

O serviço será efetuado por meio de uma parceria do Município com o Governo do Estado, via Secretaria da Igualdade, Cidadania, Direitos Humanos e Assistência Social, com o Programa Melhores Amigos

A Prefeitura de Vale Verde divulga que a partir desta quarta-feira, 21, estão liberadas, na Secretaria de Agricultura, as inscrições para castrações de cães e gatos, com prioridade para fêmeas, de forma gratuita.

O serviço será efetuado por meio de uma parceria do Município com o Governo do Estado, via Secretaria da Igualdade, Cidadania, Direitos Humanos e Assistência Social, com o Programa Melhores Amigos. Para o projeto, a Administração irá investir um montante a ser definido, enquanto o Governo do Estado repassou R$ 30 mil, que será investido nas esterilizações até dezembro deste ano. Inicialmente, será dado prioridade para famílias que recebam até cinco salários mínimos. As esterilizações devem começar neste mês de março.

A partir do momento em que uma quantia substancial seja feita ou não haja mais inscrições de cadelas e gatas, serão realizados os procedimentos nos cachorros e gatos. O planejamento desse processo vem sendo elaborado a muitas mãos desde 2021, com destaque para o prefeito Carlos Gustavo Schuch, vice-prefeito Ricardo Froemming, vereador e atual secretário de Agricultura Guilherme Ubatuba, secretário de Administração e Finanças Norton Stumm e secretário Emir Rosa da Silva.

Inscrições

Para se inscrever na Secretaria de Agricultura a pessoa não pode ter débitos com a Prefeitura e terá de assinar um termo de responsabilidade médico veterinário bem como informará seu nome, endereço, RG, CPF, renda, telefone para contato e especificar a espécie do animal (cão ou gato), quantidade, raça, sexo, pelagem, nome e idade. Quem quiser, também poderá fazer on-line pelo site da Prefeitura, na aba serviços. Um cartão de vacinação também deverá ser preenchido depois do procedimento.

Cada família terá direito, inicialmente, à castração de um cachorro e um gato ou dois da mesma espécie. Posteriormente, poderão ser castrados mais animais de uma mesma família, a depender da quantidade de inscritos.

A Prefeitura emprestará caixa para transporte do animal, desde que a pessoa assine um termo se comprometendo a entregar da mesma forma que encontrou. Ou seja, o munícipe ficará responsável por levar o seu cão ou gato até a clínica.

A data dos procedimentos será marcada e a clínica veterinária comunicada aos proprietários dos animais assim que houver o cadastro de, no mínimo, cinco animais e os demais trâmites estiverem concluídos. Se houver mais inscritos do que vagas para o procedimento naquele mês, os animais ficarão em uma lista de espera. Geralmente, serão 10 animais por dia, sendo cinco por turno, nas terças-feiras, até que se chegue ao número máximo de 160 castrações.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Recurso desabilitado