Centro de Nefrologia deve ser inaugurado na metade de março

A estrutura fica junto ao Hospital São Sebastião Mártir e atualmente cerca de 80 pessoas recebem tratamento no local

A Secretaria da Saúde projeta para 14 de março, dia em que se comemora o Dia Mundial do Rim, a inauguração do Centro de Nefrologia, destinado para atendimento de pacientes que precisam passar pelo processo de hemodiálise. A estrutura fica junto ao Hospital São Sebastião Mártir.

O trabalho está em fase de finalização e é realizada a montagem de móveis.“A clínica vai mudar a vida de quem faz esse serviço lá. Ela será ampliada e terá muito mais conforto”, disse o secretário de Saúde, Tiago Quintana. Segundo ele, cerca de 80 pessoas recebem tratamento no local.

Obras no Cemai

Têm avanço rápido, ainda, a construção do Centro Materno Infantil de Venâncio Aires, na rua Voluntários da Pátria, próximo à UPA. O prédio de 973,7 metros quadrados é construído com recursos próprios da Prefeitura. “Com o valor oriundo através do IPTU é que estamos construindo um prédio para atendimento na saúde, focado nas mulheres e crianças”, cita.

O espaço vai dispor de consultórios médicos e de enfermagem, além de salas para imunização, amamentação, nebulização, procedimentos e farmácia. Já estão sendo definidos detalhes para a abertura da licitação de compra para imóveis. “Eu penso que o Cemai será a obra da década em Venâncio Aires”, comemorou Tiago Quintana.

Usina de oxigênio

Projeto que tramita em parceria com o Hospital São Sebastião Mártir, a instalação de uma Usina de Energia também deve ser implantada nos próximos meses junto à Casa de Saúde. O secretário explica que, atualmente, o fornecimento de oxigênio é terceirizado, comprado em cilindros, e gerando custo mensal de cerca de R$ 20 mil.

O investimento será de R$ 1,5 milhão. Com a implantação, será produzido oxigênio para o Hospital, Unidade de Pronto Atendimento, ambulâncias e atendimento domiciliar. “Aprovamos o projeto no Fundo do Idoso e captamos junto a empresas do Rio Grande do Sul. Esse valor já está em conta e o próximo passo é fazer esse dinheiro chegar ao hospital”, explica o secretário.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Recurso desabilitado