Cursos EAD da Unisc são reconhecidos com nota máxima pelo MEC 

O conceito 5 comprova a qualidade de ensino e o comprometimento da Universidade também com a educação superior a distância

A Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) recebeu, em 2022, 11 comissões de avaliadores do Ministério da Educação (MEC) para o reconhecimento de cursos de graduação a distância. Destes cursos, 10 receberam o reconhecimento com conceito 5, a nota máxima dos processos de avaliação do MEC. Apenas um deles obteve reconhecimento com conceito 4, também considerado um ótimo resultado, na escala que varia de 1 a 5.

Para o diretor de Formação Continuada e Tecnologia Educacional da Unisc, professor Rudimar Serpa de Abreu, analisando os resultados das avaliações é possível concluir que os dados resultam de ações estratégicas definidas pela Universidade. Para isso, a Unisc elaborou um Plano de Gestão da Educação a Distância (EAD). “Este documento tem como ponto de partida os referenciais de qualidade para educação a distância do MEC, bem como o instrumento de avaliação de cursos de graduação a distância. Aqui propomos a institucionalização de procedimentos de EAD na Unisc, que assegure a autonomia institucional e a qualidade pedagógica dos cursos, através de um processo gradual e contínuo, no qual valores e estruturas inovadoras sejam incorporados organicamente na instituição, respeitando e alterando as práticas já sedimentadas”, fala.

Os referenciais de qualidade para EAD da Unisc têm como base a legislação estabelecida no âmbito federal e os compromissos assumidos no projeto de desenvolvimento institucional da Universidade. “Trazem um conjunto de parâmetros teórico-metodológicos e operacionais norteadores da elaboração, execução e avaliação dos cursos e atividades a distância desenvolvidas no âmbito da Unisc.” 

Nesse sentido, conforme o diretor, os resultados das avaliações comprovam que a universidade atende a um conjunto de dimensões fundamentais da organização da EAD. “O Design Educacional elaborado conforme concepção pedagógica do curso; os parâmetros para interação entre docentes e discentes organizados por meio dos Sistemas de Comunicação utilizados; a roteirização do estudo e organização do conteúdo na produção do material didático; o processo de acompanhamento e validação do que foi apreendido pelos alunos; a valorização do trabalho coletivo para oferta de conteúdo com qualidade expresso nas diferentes linguagens com a atuação de uma equipe multidisciplinar; as demandas de infraestrutura para acesso e difusão do conhecimento mobilizado e produzido nos cursos; a agilidade da gestão acadêmico-administrativa”, cita.

Notas

O processo avaliativo conta com três dimensões que são criteriosamente avaliadas: Organização Didático-Pedagógica; Corpo Docente e Tutorial; e Infraestrutura. Na avaliação, as notas são atribuídas aos indicadores de cada uma das dimensões, em uma escala de 1 a 5, onde 5 é a nota máxima.

  • Superior de Tecnologia em Gestão Financeira – 5
  • Superior de Tecnologia em Gestão de RH – 5
  • Superior de Tecnologia em Logística – 5
  • Administração – 5
  • Letras- 5
  • Pedagogia – 4
  • Superior de Tecnologia em Processos Industriais – 5
  • Serviço Social – 5
  • Ciências Contábeis – 5
  • Superior de Tecnologia em Marketing – 5
  • Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas – 5

Estrutura 

A Assessoria para Educação a Distância (AEAD) está localizada na sala 1613, do bloco 16, no campus da Unisc em Santa Cruz do Sul. Tem uma estrutura de salas modernas e adaptadas às novas tendências da educação. A disposição dos ambientes do setor foi planejada para facilitar o atendimento de professores, estudantes e visitantes. 

Uma área importante é a Monitoria Técnica, que possui espaço com equipamentos para oferecer suporte e capacitações sobre o uso mais adequado das ferramentas da Sala Virtual de Aprendizagem. Anexo, há um ambiente reservado para suprir as necessidades de docentes e coordenadores de curso. 

Ao lado da Monitoria Técnica, encontram-se as salas das tutorias de lato sensu (MBA, Especialização e Aperfeiçoamento) e da graduação. Ainda, a sala de planejamento e produção de materiais acomoda os profissionais envolvidos com captação de projetos, vendas, revisão didático-pedagógica e produtores audiovisuais. Ainda, tem uma equipe de Tecnologia da Informação (TI), instalada em sala específica, que atua em conjunto com o Setor de Informática da Universidade, focando seus esforços no desenvolvimento e manutenção da Plataforma Moodle.  

Para ter autonomia nas produções, dispõe de três estúdios pensados para atender diferentes formatos de videoaulas, ora com possibilidade de interação dos estudantes durante a gravação em uma sala de aula estúdio (que tem capacidade para acolher 20 estudantes sentados, lousa interativa, recurso para criação de diversos cenários, entre outros); ora como estúdio com estrutura tradicional com foco no professor.   

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Recurso desabilitado