Mato Leitão realiza nos dias 8, 9 e 10 de dezembro, a 4ª Festa das Orquídeas, 2ª Exposição Nacional de Orquídeas e 14ª Exposição Estadual de Orquídeas. O evento ocorre na Seubv e envolve Prefeitura, Núcleo de Orquidófilos de Venâncio Aires, Mato Leitão e Passo do Sobrado (Nova) e Associação Comercial e Industrial (ACI) de Mato Leitão. Haverá 57 espaços na feira comercial, 14 na Praça de Alimentação e mais agroindústrias.
O professor da Universidade de Caxias do Sul Silvio Jaeger, que é colecionador de orquídeas e está à frente da organização das exposições, comenta sobre a sua paixão pela planta: “eu particularmente, há quase 25 anos sou colecionador de orquídeas e, a cada ano, aumentando a coleção, encontrando espécies novas e buscando essa planta que traz alegria e satisfação. É uma planta exótica, bonita e perfumada”.
Ainda de acordo com Jaeger, a programação do evento do evento está planejada e é divulgada na região. “O trabalho hoje está dividido em duas frentes: a festa como o grande evento e que traz com ela as duas exposições, a 14ª exposição estadual e a 2ª exposição nacional; e toda uma programação feita com diversas atrações desde a sexta-feira até o domingo, entre elas as orquídeas. A expectativa é trazer muitos orquidófilos, muitas excursões”, afirma o organizador.
Conforme Silvio Jaeger, são esperadas em torno de 1.200 plantas expostas, com foco na Laelia Purpurata, que é a planta símbolo do município de Mato Leitão, e ainda contará com o concurso de beleza das orquídeas.
