Fevereiro Roxo alerta para conscientização sobre lúpus, fibromialgia e alzheimer

O Fevereiro Roxo é uma campanha de conscientização sobre lúpus, fibromialgia e alzheimer e alerta para a importância do diagnóstico precoce, levando informações sobre as doenças, os sintomas e os tratamentos disponíveis.

A médica reumatologista Mônica Ribeiro de Campos, do Núcleo de Terapias para Doenças Autoimunes da Saint Gallen, explica que o lúpus é uma doença que pode provocar lesões e inflamações em órgãos e tecidos do organismo, incluindo pele, articulações, rins e cérebro. Em casos mais graves, pode ocorrer a morte do portador.

A especialista detalha que a doença pode atingir qualquer pessoa, mas a incidência é maior em mulheres jovens. Estima-se que 50% dos pacientes desenvolvam problemas renais, acendendo alerta sobre diagnóstico precoce.

Já a fibromialgia não é uma doença autoimune, onde o sistema imunológico ataca o próprio organismo. Na síndrome dolorosa, o paciente apresenta dor generalizada no corpo. Em grande parte dos casos, não se consegue identificar o ponto exato da dor e órgão. Sono não reparador, perda de memória, dificuldade de concentração, distúrbios de humor, sensação de formigamento e dor de cabeça são alguns sinais do surgimento da doença.

A clínica Saint Gallen possui o Núcleo de Terapias Autoimunes, com profissionais especializados no atendimento às doenças. Todos os tratamentos e orientações estão disponíveis no espaço localizado na rua General Osório, 1430, sala 1, no Centro de Venâncio Aires.

Acompanhe a fala da médica reumatologista Mônica Ribeiro de Campos:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Recurso desabilitado