Lixo da Expoagro Afubra terá destinação correta durante atividades da feira

No ano passado, durante a realização da feira, foram recolhidas 82,5 toneladas de resíduos sólidos

Todo o lixo produzido na Expoagro Afubra tem destinação adequada, conforme as normas vigentes sobre resíduos. E os volumes impressionam, pois no ano passado, durante a realização da feira, foram recolhidas 82,5 toneladas de resíduos sólidos. Conforme José Leon Macedo Fernandes, coordenador pedagógico do Verde é Vida, o trabalho pela destinação correta é realizado desde o início da montagem dos estandes, se intensifica nos quatro dias de feira e segue depois do evento, no período em que há o desmonte das estruturas. “Uma equipe da Afubra faz o acompanhamento, a quantificação e o controle do destino de cada tipo de resíduo produzido”, explica.

O processo começa 20 dias antes do evento e termina em torno de 10 dias após o encerramento da feira agropecuária, sendo que para cada tipo de resíduos produzidos há um destino diferente. “Todo o resíduo orgânico é direcionado para a composteira do Centro de Difusão Agropecuária (CDA) da Afubra, o lixo seco é recolhido pela Cooperativa de Catadores de Rio Pardo e o rejeito é armazenado em papa entulhos e recolhido por uma empresa especializada”, cita Fernandes.

O público visitante pode contribuir para que haja redução na categoria rejeito e bons índices de reaproveitamento dos resíduos, com reciclagem de materiais como papel e plástico e transformação do orgânico em solo fertilizado. Para isso, as pessoas devem descartar seu lixo nos recipientes adequados, que são lixeiras marrons para o lixo orgânico e lixeiras na cor laranja para o seco. Para auxiliar nesse processo, manter a limpeza do parque e fazer o recolhimento do lixo, a coordenação da feira contrata uma empresa especializada que atuará durante os quatro dias.

“No final, após o desmonte das estruturas móveis do parque, é feito um relatório de todo o resíduo produzido pela Expoagro Afubra antes, durante e depois da realização do evento”, conta José Leon. Durante a feira, serão mais de 200 tonéis pelo parque, além de 100 lixeiras de concreto fixas. Além disso, com objetivos pedagógicos, haverá alguns conjuntos de seis latões para coleta seletiva em pontos estratégicos do parque. Estes seguem as cores padrão, que são: azul, para papel; vermelho para plástico; verde para vidro; amarelo para metal; laranja para resíduos perigosos; marrom para resíduos orgânicos e cinza para resíduos não reciclável ou misturado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Recurso desabilitado