A ouvidoria é o canal oficial de ligação entre a Administração Pública e o cidadão para registro de manifestações de elogios, sugestões, solicitação de providências, reclamações ou denúncias. Na Administração Municipal de Venâncio Aires, a equipe responsável pelo trabalho apresenta os números de 2021. Durante esse ano, na Ouvidoria Municipal, foram realizados cerca de 360 atendimentos, em áreas como a infraestrutura pública, meio rural e outras. Destes, de acordo com ouvidor Cleberton Ferreira, 85% dos casos são resolvidos.
As demandas para a ouvidoria chegam, muitas vezes, diretamente nas secretarias. Os casos são resolvidos em prazo menor do que o disposto pela legislação. O servidor ressalta que para solicitar serviços a população busque as secretarias responsáveis, e, caso não haja a satisfação ou realização do serviço solicitado, procure a ouvidoria municipal. “Se não houver o atendimento de sua demanda ou não foram atendidos como o esperado, aí sim, se dirijam até a ouvidoria que nós vamos ser os representantes dos cidadãos. Esse é o nosso objetivo, criar esse elo entre o gabinete do prefeito e a população”, disse Cleberton Ferreira.
A Ouvidoria Municipal pode ser contatada pelo telefone 51 2183-0296. Além de poder ser encontrada pelo site do FalaBr, de forma gratuita ou no site na Prefeitura de Venâncio Aires.