Processo de convocação dos mesários para as Eleições 2022 segue até agosto

A Justiça Eleitoral trabalha no planejamento das Eleições 2022, que ocorrem em outubro, e vão definir representantes estaduais e federais. Três editais já foram publicados, convocando mesários e nominando os locais onde serão realizadas as votações.

Até 3 de agosto, qualquer eleitor maior de 18 anos e com situação regular, poderá ser convocado para ser mesário no primeiro turno, em 2 de outubro, e, se houver, no segundo turno, em 30 de outubro. Nos municípios de Venâncio Aires, Mato Leitão e Boqueirão do Leão, que compreendem a nonagésima terceira Zona Eleitoral, são mais 850 mesários em 213 seções.

Carta convocatória

A carta convocatória é um importante documento, onde são disponibilizadas diversas informações, como o local e as datas, nas quais os mesários devem comparecer, horários, impedimentos, benefícios e eventual treinamento. Os mesários convocados em Venâncio Aires, devem retirar a carta convocatória no Cartório Eleitoral, de segunda a sexta-feira, das 11h às 18h. Já em Mato Leitão e Boqueirão do Leão, as cartas convocatórias devem ser retiradas nas Câmaras de Vereadores de cada município, até o dia 8 de agosto.

Será oferecido treinamento para o presidente e 1º mesário, de forma on-line, através de um aplicativo da Justiça Eleitoral. “A gente treina o 1° mesário pois, caso o presidente precisar faltar, ele assume as funções na mesa e os demais, recebem o treinamento no mesmo dia, através do presidente, destaca o chefe do Cartório Eleitoral de Venâncio Aires, Eduardo Mosman.

Os mesários, em caso impedimento, precisam realizar um requerimento ao juiz eleitoral, que deve ser anexado a um documento comprovando o motivo e encaminhado para o magistrado para a avaliação da dispensação.

Neste ano, o primeiro turno ocorre no dia 2 de outubro e, se houver, o segundo turno ocorre no dia 30 do mesmo mês, caso não haja definição de presidente ou governador na primeira votação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Recurso desabilitado