Seminário debate o uso de tecnologias na primeira infância

Evento promovido pelo PIM/Criança Feliz ocorreu na Câmara de Vereadores

Com o objetivo de mobilizar a sociedade para a atenção e os cuidados relacionados ao uso de tecnologias na primeira infância, o PIM/Criança Feliz, em parceria com as secretarias municipais de Saúde, Educação e Habitação e Desenvolvimento Social, promove o XII Encontro Municipal do Dia do Bebê e VII Seminário Municipal de Integralidade do Desenvolvimento Infantil. Com o tema “Olhar na Primeira Infância: o uso da tecnologia digital e seus impactos no desenvolvimento infantil”, o evento ocorreu nesta quarta-feira, 22, na Câmara de Vereadores, entre 7h30min e 11h30min.

A palestra, conduzida pela enfermeira Larissa Ponsi da 13º Coordeadoria Regional de Saúde (13º CRS), juntamente com a terapeuta ocupacional, também da 13º CRS, Francielle Fogiatoo, abordou o uso de tecnologias digitais na primeira infância.

A enfermeira Larissa Ponssi comentou sobre sua participação na palestra: “A ideia é estimular a reflexão, tanto dos profissionais das mais diversas áreas que atuam com crianças, como principalemente da família e cuidadores que estão com essas crianças. De que forma trabalhar isso com as crianças, como que isso afeta a elas e como manejar essa situação no dia a dia, porque a gente sabe que está cada vez mais difícil de fugir do uso das tecnologias. Então, de que forma trabalhar isso com as crianças e fazer o uso das telas da forma mais adequada possível”.

Larissa Ponsi, salientou que o recomendado é não utilizar nem um tipo de tela no inicío da infância devido aos prejuízos cognitivos e de desenvolvimento que os aparelhos trazem, especialmente nessa fase, mas que posteriormente pode sim, ir inserindo as telas, com cuidado e restrição.

Já a terapeuta ocupacional, Francielle Fogiatto, destacou a tecnologia no mundo contemporâneo e o desafio de pensar o lugar que essa ferramenta ocupa na infância. “A criança de hoje é a mesma criança de ontem, que precisa brincar, que precisa do contato, do afeto, de tudo isso para se desenvolver. A nossa ideia é discutir, é refletir sobre esse assunto que é difícil de abordar em tempos de tecnologia, mas a ideia não se pode negar, porque seria negar o mundo à nossa volta”, salientou Francielle Fogiatto.

A iniciativa, que faz parte das atividades programadas para a Semana do Bebê no município, busca disseminar informações e sensibilizar a sociedade sobre a relevância da atenção e dos cuidados na primeira infância. O evento é voltado para os profissionais da saúde, educação e assistência social. Entretanto, famílias atendidas pelo PIM/Criança Feliz e o público em geral também foram convidados a participar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Recurso desabilitado