Sicredi Vale do Rio Pardo e Sebrae lançam projeto para qualificação de produtores de morangos

Agricultores associados à cooperativa podem se inscrever na iniciativa, que irá promover consultoria técnica para produção eficiente

Com o objetivo de incentivar a diversificação de culturas na região, a Sicredi Vale do Rio Pardo e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) lançaram nesta terça-feira, 18, um projeto voltado para produtores de morango. A iniciativa, que conta com o poio da startup Elysios, busca qualificar os agricultores associados à Sicredi com técnicas sobre a produção de morangos. Os interessados em preencher uma das 20 vagas disponíveis devem se inscrever na sua respectiva agência até a quarta-feira, 26.

Conforme a gestora de projetos do agronegócio do Sebrae, Kathleen Kruger, o programa é composto por três fases: oficina coletiva, consultorias individuais e dia de campo. Na oficina coletiva, que terá duração de 3 horas, os produtores rurais irão aprender com o agrônomo do Sebrae, Cleber Renato Zortea, sobre o planejamento da produção desde o plantio até a colheita, levando em conta demandas e sazonalidades de mercado. Além disso, a orientação busca ensinar sobre planos e estratégias de comercialização da safra.

Já nas consultorias individuais, o Sebrae irá visitar as propriedades para identificar as necessidades técnicas. No total, serão oito encontros de três horas. “Todo esse olhar é necessário para que se possa trabalhar especificamente na necessidade de cada um”, comenta Kathleen. Na última etapa, os participantes do programa terão quatro dias de campo para tirarem dúvidas coletivas e técnicas sobre o plantio de morangos.

Retorno para a comunidade – Conforme o analista de Desenvolvimento de Negócios da Sicredi, Jeferson Klunk, “é um projeto que vem para agregar a tudo o que já existe de apoio ao segmento na região, existem muitas frentes trabalho das entidades, com os produtores. A cooperativa acredita no fortalecimento da economia local, oportunizando os associados que trabalham com a cultura do morango nas propriedades, a ter cada vez mais acesso a novas técnicas de manejo, novas estratégias de comercialização e o desenvolvimento de uma boa gestão”.

O gerente de Desenvolvimento de Negócios da Sicredi, Igor Alexandre Stertz, destaca a importância do projeto para a geração de renda para os associados. “Um dos pilares do cooperativismo é justamente levar conhecimento para os nossos associados e nós temos como missão cumprir isso”, destaca.

Já o presidente da Sicredi Vale do Rio Pardo, Heitor Álvaro Petry, reitera o papel da cooperativa no desenvolvimento econômico da região. “Esse projeto de incentivo a produção de morangos tem impacto social, ambiental e econômico, pois vai gerar renda, empregos e ainda diversificar a agricultura local”, finaliza.

Reunião-almoço – O projeto para incentivar a produção de morangos foi lançado durante uma reunião-almoço com produtores rurais na sede da Sicredi Vale do Rio Pardo, localizada às margens da RSC 287, no trevo de acesso à Avenida Independência. O encontro também contou com a palestra “Uso eficiente da irrigação, fertirrigação e o aproveitamento da chuva na produção de morangos”, ministrada pelo agrônomo do Sebrae, Cleber Renato Zortea, que prestará consultoria técnica ao projeto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Recurso desabilitado