Tabagismo é um dos principais fatores para desenvolvimento da artrite reumatoide

Conforme o médico reumatologista Robson Gonçalves, integrante do Núcleo de Terapias Autoimune da Clínica Saint Gallen, a doença tem maior prevalência em mulheres de 30 a 50 anos

A artrite reumatoide é uma doença imunomediada e presente em até 1% da população adulta. Ela acomete principalmente a região das mãos, punhos e pés e se manifesta através da dor em articulações. Conforme o médico reumatologista Robson Gonçalves, integrante do Núcleo de Terapias Autoimune da Clínica Saint Gallen, a doença tem maior prevalência em mulheres de 30 a 50 anos e o tabagismo é um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento.

O processo inflamatório por um longo período leva à destruição da cartilagem articular, contribuindo para o desenvolvimento de deformidades graves e incapacidades para realização de tarefas básicas. “O diagnóstico é realizado através de uma série de sinais e sintomas, principalmente pela presença de dor e edema articular por seis meses ou mais. Ela não tem cura, mas possui tratamentos eficazes”, explica.

O tratamento é ainda mais eficaz quando o diagnóstico é realizado precocemente e inclui profissionais da reumatologia, nutrição, psicologia e educação física. Todos os tratamentos estão disponíveis na Saint Gallen, localizada na rua General Osório, 1430, sala 1, no Centro de Venâncio Aires.

Ouça o comentário do médico reumatologista Robson Gonçalves:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Recurso desabilitado