Centro de Valorização da Vida atende mais de 10 mil ligações por dia em todo o Brasil

Desde 1962 o Brasil conta com o Centro de Valorização da Vida (CVV). O serviço de utilidade pública realiza apoio emocional e de prevenção ao suicídio, atendendo de forma voluntária e gratuita todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone. O contato pode ser feito pelo número 188. A única mantenedora do serviço nos Vales do Taquari e Rio Pardo está localizada em Santa Cruz do Sul, município próximo a Capital do Chimarrão. O suporte, também conhecido como ‘Linha da Vida’, é um dos aliados à prevenção ao suicídio no país.

A Rádio Venâncio Aires conversou com a porta-voz do CVV Santa Cruz, Naira Lisane Zanette. Durante a entrevista, a voluntária destacou que mais de 10 mil ligações são recebidas diariamente em todo o país. O número preocupa os voluntários. “Nós do CVV temos em torno de 10 a 11 mil ligações por dia em todo o país. A contabilidade não é feita por região e sim no país. Mas é um grande número, são bastantes ligações”, ressaltou.

A porta-voz do posto de serviço de Santa Cruz ainda ressaltou os sentimentos e aprendizados adquiridos através do trabalho voluntário. “Através do trabalho realizado pelo CVV, nós voluntários, vemos o quão importante é aprender a escutar o outro e não comparar as dores. Respeitar a dor do outro é muito importante, a gente não se dá conta disso. Quanta dor oculta tem e a pessoa quer expressar e não tem ninguém para ouvir. O CVV está aí para isso”, destacou Naira Zanette..

Todo o atendimento realizado pela ‘Linha da Vida’ é feito por voluntários. O trabalho é desempenhado por colaboradores maiores de 18 anos, que passam por um curso virtual de 40h. Após, é realizado um estágio de três meses em que o candidato atende no telefone 188. Depois do tempo estimado, ele pode decidir se quer seguir no serviço ou não. Atualmente há oito voluntários na mantenedora de Santa Cruz do Sul. Interessados em colaborar com o serviço podem se inscrever através do site [email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Recurso desabilitado