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Nascentes recuperadas em Linha Arroio Grande garantem água de qualidade para mais de 20 famílias

Mais de 20 famílias de Venâncio Aires são abastecidas com água pelas nascentes recuperadas em Linha Arroio Grande. Com o trabalho do Programa Municipal de Recuperação das Nascentes do Arroio Castelhano, é garantida água de qualidade para os moradores locais. Dando sequência aos roteiros semanais de vistorias nas propriedades incluídas no programa, o prefeito Giovane Wickert e o vice-prefeito Celso Kramer, estiveram nesta quarta-feira, 27, em mais dois pontos já concluídos, em Linha Arroio Grande.

Antes de chegar na primeira propriedade, já em Arroio Grande, a comitiva vistoriou in loco o andamento das obras de uma nova nascente localizada na ERS-422, próximo ao campo de futebol do Palmeiras. Esta é a 15ª nascente mapeada e inserida no programa de recuperação através de uma parceria entre Executivo, Sicredi e os clubes de Rotary de Venâncio.

Na propriedade de Amália Lúcia Metz e Osvino Schweickart, encontra-se a nascente de maior vazão. Os 2,4 mil litros por hora, equivalentes a 57,4 metros cúbicos por dia, abastecem três famílias subdivididas em duas propriedades do 5º distrito, dando suporte nas produções agrícolas.

Já na Associação Hídrica de Arroio Grande, na propriedade de Norberto Schwendler, a nascente abastece 19 famílias da região com uma vazão de 920 litros por hora. Para o presidente da Associação, Ernane Keller, a construção da base e a estrutura com uma bomba auxiliam no abastecimento de água para todas as famílias cadastradas na rede hídrica da região e garante água de qualidade, ajudando na produção.

Além do prefeito Giovane Wickert e do vice Celso Krämer, acompanharam as vistorias das nascentes o engenheiro agrônomo e o assessor administrativo da Secretaria de Meio Ambiente, Giovane Nervo e Eder Schroeder, respectivamente; e o chefe do Escritório local da Emater/RS-Ascar, Vicente Fin. Todos são integrantes do Comitê das Nascentes do Arroio Castelhano.

*Com informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura.

Nascente na propriedade de Amália Lúcia Metz e Osvino Schweicart, em Linha Arroio Grande. Foto: Leandro Osório / AI PMVA
Nascente da Associação Hídrica, em Linha Arroio Grande. Foto: Leandro Osório / AI PMVA

PRF atende acidente com duas mortes em Estrela

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Um grave acidente deixou duas pessoas mortas na manhã desta quinta, 28, na BR-386, em Estrela.

De acordo com os primeiros levantamentos realizados pela Polícia Rodoviária Federal, por volta das 7h, o condutor de um Fiat Uno de Estrela invadiu a pista contrária e colidiu frontalmente com um caminhão de Novo Hamburgo, carregado com pedras de alicerce. O motorista do Uno, de 31 anos, e a caroneira, de 28 anos, morreram no local. O condutor do caminhão teve apenas ferimentos leves. O trânsito já está liberado.

Saiba como contestar resultado do cadastro do auxílio emergencial

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Hoje (27) a vice-presidente de Governo da Caixa Econômica Federal, Tatiana Thomé, apresentou um tutorial sobre os procedimentos que o cidadão deve seguir para contestar pedidos negados ou retificar informações do auxílio emergencial. 

Veja na íntegra

As pessoas que tiveram o pedido de auxílio emergencial considerado inconclusivo devem fazer um novo cadastro no site ou no aplicativo Caixa Auxílio Emergencial.

Segundo a vice-presidente de Governo da Caixa, Tatiana Thomé, o pedido de novo cadastro deve ser preenchido em duas situações: quando o requerimento é considerado inconclusivo (quando o cadastro não consegue ser avaliado) ou quando o benefício é negado. Nos dois casos, o usuário pode corrigir informações mais de uma vez, mas a análise e a liberação do benefício depende da Dataprev, estatal de tecnologia que verifica as informações em 17 bases de dados.

Quem teve o benefício negado, mas discordou dos motivos, pode contestar a análise no site ou no aplicativo da Caixa. Nesse caso, não é possível corrigir os dados. Apenas confirmar as informações prestadas e pedir uma nova análise. Diferentemente da apresentação de um novo pedido, a contestação só pode ser pedida uma vez.

Por que o cadastro foi considerado inconclusivo?

A vice-presidente da Caixa apresentou a lista dos principais motivos pelos quais o cadastro é considerado inconclusivo. Entre as razões, estão a marcação como chefe de família sem indicação de parentes, não ter informação de sexo masculino ou feminino nas bases do governo (ou sexo masculino numa base e feminino em outra) e incorreção no número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) ou da data de nascimento de pessoas da família.

Também aparecem como motivos a informação de membros da família com indicativo de morte e usuários que declararam membros da família no primeiro pedido e não declararam no segundo ou declararam não ser chefes de família no primeiro pedido e informaram sustentar a família no segundo cadastro.

Por que o cadastro não foi aprovado?

O aplicativo e o site da Caixa informam o motivo pelo qual o pedido foi indeferido. No entanto, segundo Tatiana, a contestação e a nova solicitação com retificação de dados só podem ser feitas em quatro circunstâncias: quando o requerente tem vínculo empregatício, casos de morte na família, recebe algum benefício (seguro-desemprego, seguro-defeso ou benefício da Previdência Social) ou renda mensal familiar superior a três salários mínimos ou meio salário mínimo por pessoa.

Caso o aplicativo ou o site informem outro motivo, a contestação ou a retificação de dados num novo cadastro não poderá ser feita. A vice-presidente da Caixa explicou que os dados informados pelo cidadão para iniciar o novo cadastro deverão ser iguais aos da Receita Federal. As últimas versões do aplicativo permitem o uso de documentos como carteira de motorista, carteira de trabalho e passaporte para o cadastro. Nas primeiras versões, só era possível apresentar a carteira de identidade.

A tela de abertura do aplicativo exige CPF, nome completo, data de nascimento e nome da mãe. Caso o usuário tenha mãe desconhecida nos dados da Receita, deverá marcar a opção, que aparece no aplicativo. As regras de pedido e de contestação são definidas pelo Ministério da Cidadania. A Caixa apenas executa o pagamento.

Como faço para saber o resultado da minha solicitação do Auxílio Emergencial?

1º passo: Acesse aplicativo Caixa Auxílio Emergencial ou site e clique em “Acompanhe sua solicitação”;

2º passo: Preencher nome, data de nascimento, CPF e nome da mãe;

Caso o auxílio não seja aprovado, será apresentado ao cidadão o motivo. Se discordar, pode fazer nova solicitação (para corrigir informação) ou contestar o resultado.

Para corrigir informações já cadastradas, basta clicar em “Nova solicitação” e preencher os dados.

Como faço para contestar motivo de cadastro não aprovado?

1º passo: Acesse aplicativo Caixa Auxílio Emergencial ou site “Acompanhe sua solicitação”;

2º passo: Preencha nome, data de nascimento, CPF e nome da mãe;

3º passo: Clique em “Contestação” e confirmar que quer fazer a contestação. A contestação só pode ser feita apenas uma vez. Serão apresentados os motivos da não aprovação;

4º passo: Confirme a declaração da veracidade das informações prestadas;

5º passo: Envie contestação vai pra análise.

O cidadão pode acompanhar o resultado da contestação no aplicativo ou no site. Basta clicar em “Acompanhe sua solicitação”.

O que fazer se o cadastro for considerado inconclusivo?

1º passo: Acesse aplicativo Caixa Auxílio Emergencial ou site “Acompanhe sua solicitação”;

2º passo: Preencha nome, data de nascimento, CPF e nome da mãe;

 Aparecerá lista dos prováveis motivos do cadastro estar inconclusivo.

3º passo: Fazer nova solicitação.

Aguardar a avaliação da Dataprev. Para consultar a resposta, basta clicar em “Acompanhe sua solicitação”.

ÁUDIO: Ciclista de aventura conta histórias após se envolver em acidente em Venâncio Aires

Um ciclista de aventura se envolveu em um acidente de trânsito com danos materiais no início da noite desta quarta-feira, 28. A colisão envolvendo carro e bicicleta aconteceu por volta das 19h, na esquina das ruas 7 de Setembro e Tiradentes. O acidente interrompeu a viagem para Patagônia de Tiago Antônio Flores, mais conhecido por Jamaica da Estrada.

Durante participação na Rádio Venâncio Aires, o ciclista contou histórias e explicou que saiu de São Paulo para conhecer Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. “Despertou uma curiosidade fazer uma parte de Lajeado, Venâncio Aires e Santa Cruz do Sul porque a gente vinha acompanhando outros colegas argentinos, colombianos e chilenos que já fizeram essa região. Ela se destaca pela paisagem”, disse.

Para custear as despesas das viagens, Tiago Antônio Flores conta com patrocinadores e vende peças de artesanato. “Com o tempo de bicicleta e com as amizades que a gente foi gerando, a gente tem conseguido fazer parcerias. Os patrocínios têm dado uma força para a gente seguir o nosso objetivo. O meu é sequenciado, mas a gente sempre procura programar uma rota para ver amigos que a gente conhece”, frisou.

Questionado sobre o acidente, Jamaica da Estrada explicou que foi fechado um acordo amigável com a mulher envolvida. “Um susto que já aconteceu em outras oportunidades. Pelo que a gente conversou ela [motorista do carro] se prontificou [a pagar]. Estou aqui no posto esperando ela. Agradeço a Deus por não ter acontecido algo pior não somente a mim, mas para ela também. Foram só danos materiais”, explicou.

Ouça a entrevista realizada com o Jamaica da Estrada:

Brigada Militar evita furto de fios de cobre na RGE em Venâncio

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A Brigada Militar de Venâncio Aires evitou o furto de fios de cobre na sede da RGE na madrugada desta quinta, 28.

Segundo informações do policiamento, uma guarnição recebeu informações sobre um homem suspeito pulando o muro no pátio da empresa, na rua Sete de Setembro, na região central. O suspeito, de 43 anos, foi detido pela BM e confessou que iria furtar os fios de cobre e trocar por pedras de crack no bairro Batistti. Ele foi encaminhado à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), onde foi feito o registro por furto tentado. Na sequencia, ele foi liberado. O mesmo suspeito já havia sido flagrado, seis horas antes, arrombando o porta-malas de um carro no bairro Morsch.

Asfalto de Linha Sapé recebe sinalização

O primeiro quilômetro de pavimentação na estrada de Linha Sapé recebe a sinalização do trecho. Serviço foi realizado nesta quarta-feira, 27. Com a conclusão da pavimentação e sinalização do primeiro trecho, a empresa Avantte faz o levantamento dos valores já utilizados do montante disponibilizado pelo município, para seguir com os trabalhos do segundo trecho.

Por enquanto, a obra está sendo custeada com a contrapartida da Prefeitura de Venâncio. No total, a contribuição do Município na obra é de R$ 2.340.447,70. O restante dos quase R$ 7 milhões previstos no projeto para a conclusão dos 5,7 quilômetros são oriundos do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), que, até o momento, segundo a Administração Municipal, não injetou nenhum valor nos trabalhos.

Entenda o plano de retomada gradual do ensino no estado

A elaboração de um plano de retomada das aulas no Rio Grande do Sul passa por um processo complexo, na medida em que resultaria na movimentação de mais de 20% da população gaúcha, entre estudantes das redes pública e privada de diversos níveis de ensino e profissionais ligados à educação e a serviços correlacionados.

Devido a essa complexidade, o Executivo anunciou, nesta quarta-feira (27/5), que dividiu em cinco etapas o retorno gradual das atividades de ensino. A capacidade de adaptação ao distanciamento controlado e suas bandeiras por parte das atividades econômicas é distinta do sistema escolar. Por isso, o governo do Estado realizará o retorno gradual das aulas presenciais, na medida em que observar se há condições de saúde favoráveis, priorizando a proteção da vida dos estudantes, dos professores e dos funcionários.

ETAPAS PARA RETOMADA GRADUAL DAS ATIVIDADES DE ENSINO

Etapa 1 – 1º de junho

A primeira etapa está prevista para começar em 1º de junho e envolve apenas o ensino remoto, tanto na rede pública como na rede privada. O ensino remoto será na modalidade híbrida, com uso de tecnologia e com a disponibilização de materiais aos pais e responsáveis com dificuldade de acesso via internet. As aulas remotas são prioridade do plano de retomada e alicerce fundamental do modelo híbrido que será implementado.

Na rede pública, as aulas serão oferecidas com o apoio da plataforma Classroom, do Google for Education, e envolve o espelhamento de mais de 37 mil turmas, ou seja, criar no ambiente virtual espaços correspondentes para todas as turmas. Além disso, serão criados mais de 300 mil ambientes virtuais/componentes/disciplinas, ofertadas mais de mil turmas preparatórias para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e organizados 2,5 mil pátios para recreio virtual (espaço de integração entre os alunos para que possam conversar e trocar experiências). Também estão previstos criação de salas de professores, serviços de orientação educacional e de coordenação pedagógica virtual.

Etapa 2 – 15 de junho

Para a segunda etapa, cujo início será em 15 de junho, estão previstas atividades de Ensino Superior, Pós-Graduação e Ensino Técnico Subsequente. A retomada será restrita ao estágio curricular obrigatório e às atividades práticas de ensino essenciais à conclusão de cursos, de pesquisa e em laboratórios. A estimativa é de que 41 mil alunos retornem às aulas nesta etapa.

PROTOCOLOS PARA REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES

Ensino Superior, pós-graduações e Ensino Técnico

Bandeira amarela e laranja

• Teto de operação: 50% do alunado (50/50 escala ou revezamento), restrito a atividades práticas de ensino essenciais à conclusão do curso, à pesquisa e a estágio curricular obrigatório. Atividades em laboratórios e plantão individualizado sob agendamento.

• Modo de operação: presencial restrito/EAD (50/50)

Bandeira vermelha e preta

• Teto de operação: 25% do alunado, restrito a atividades de laboratório essenciais à manutenção de seres vivos, sob agendamento.

• Modo de operação: presencial restrito/EAD (50/50)

Cursos livres

Bandeira amarela e laranja

• Teto de operação: 50% do alunado (50/50 escala ou revezamento)

• Modo de operação: presencial restrito/EAD (50/50)

Bandeira vermelha e preta

• Fechado

Observação: as etapas 3, 4 e 5 ainda serão definidas pelo governo do Estado.

Etapa 3 – anúncio em 15 de junho para retomada em 1º de julho

Etapa 4 – anúncio em 1º de julho para retomada em 3 de agosto

Etapa 5 – anúncio em 3 de agosto para retomada em 1º de setembro

Texto: Suzy Scarton
Edição: Vitor Necchi/Secom

Aulas nas redes pública e privada serão retomadas em modelo de ensino remoto a partir de 1º de junho

Suspensas no Rio Grande do Sul desde 19 de março, as aulas nas redes pública e privada voltarão, a partir de 1º de junho, em modelo de ensino remoto. Consideradas prioridade do plano de retomada das atividades escolares no Estado, as aulas remotas serão oferecidas na rede pública pela plataforma Classroom, do Google for Education, e incluirão a criação de mais de 300 mil ambientes virtuais.

O Executivo garantirá o ensino remoto para todos os níveis da rede pública na modalidade híbrida, com uso de tecnologia e a disponibilização de materiais aos pais ou responsáveis com dificuldade de acesso via internet. “Não deixaremos nenhum aluno para trás. Sabemos que há desafios no ensino remoto quanto ao uso de tecnologias e, nas próximas duas semanas, trabalharemos para alcançar todos os alunos e identificar todas as dificuldades de acesso”, detalhou o governador Eduardo Leite nesta quarta-feira (27/5), em coletiva de imprensa transmitida pelas redes sociais.

Na rede estadual, a proposta inclui o espelhamento de mais de 37 mil turmas, ou seja, criar no ambiente virtual espaços correspondentes para todas as turmas. Além disso, serão criados mais de 300 mil ambientes virtuais/componentes/disciplinas, ofertadas mais de mil turmas preparatórias para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e organizados 2,5 mil pátios para recreio virtual (espaço de integração entre os alunos para que possam conversar e trocar experiências). Também estão previstos criação de salas de professores, serviços de orientação educacional e de coordenação pedagógica virtual.

Para contornar as dificuldades de conexão, a Assembleia Legislativa contribuirá com R$ 5,4 milhões, ao longo de 12 meses, para que a Secretaria Estadual da Educação (Seduc) garanta a oferta de capacidade extra para smartphones cadastrados de até 900 mil alunos e professores. Serão R$ 450 mil mensais para custear a parceria com operadoras de telefonia.

“O momento é de insegurança, especialmente para os pais. Não teremos aulas presenciais em junho e chegaremos aos nossos alunos de forma remota. Estamos correndo contra o tempo para garantir que os estudantes não percam o contato com a escola”, explicou o secretário da Educação, Faisal Karam.

A determinação do Estado é de que as aulas do ensino privado também sejam realizadas de forma remota durante o mês de junho.

De 19 de março a 31 de abril, a Secretaria de Educação promoveu, para manter o vínculo entre o aluno e as escolas, aulas programadas na rede estadual de ensino. O planejamento dos conteúdos e a preparação das dinâmicas pedagógicas foram realizados pelos educadores a partir das possibilidades de cada comunidade escolar.

Segunda etapa

A segunda etapa de retorno, agora presencial, tem previsão de início em 15 de junho, com a volta de aulas do Ensino Superior, de pós-graduações e do Ensino Técnico Subsequente. A retomada será restrita ao estágio curricular obrigatório e às atividades práticas de ensino essenciais à conclusão de cursos, de pesquisa e em laboratórios. A estimativa é de que 41 mil alunos retornem às aulas nesta etapa.

Além disso, cursos livres – profissionalizantes, de idiomas, de artes, pré-vestibulares e similares – também poderão retomar as aulas, com a obrigação de estarem adaptados às regras estabelecidas nos protocolos do Estado. A previsão é de que esse tipo de atividade envolva o retorno de 100 mil estudantes. No entanto, a secretária de Planejamento, Orçamento e Gestão, Leany Lemos, lembra que a maioria dessas atividades não envolve aulas diárias, e que esse retorno acabará sendo distribuído ao longo dos dias da semana.

No próximo dia 15 de junho, o Executivo anunciará, de acordo com a realidade verificada no Rio Grande do Sul no momento, quais atividades poderão ser retomadas a partir de julho. “Trabalhamos, em um primeiro momento, com a retomada inicial de alunos da Educação Infantil e do Ensino Médio, embora ainda não haja definições. Há outros cenários possíveis também e vamos definir a melhor estratégia de retorno sempre com a preocupação em garantir a segurança de alunos, professores e funcionários”, reforçou Leite.

Educação Infantil e Ensino Médio

O Executivo analisa os cenários de retorno para identificar os grupos prioritários, de acordo com necessidades específicas. Neste período inicial de avaliação, identificou que há motivos para que as aulas da Educação Infantil e do Ensino Médio sejam as primeiras a serem retomadas, de forma gradual, no momento em que se mostrar adequado.

“Crianças menores necessitam da garantia de aprendizagem presencial, há necessidade de contato para que todo o potencial da criança seja desenvolvido”, lembrou o governador Eduardo Leite. No entanto, é mais difícil conscientizar crianças pequenas da importância do respeito às regras de higiene e de restrição de contato.

De outro lado, os jovens e adolescentes, que conseguem lidar melhor com aprendizagem à distância e ensino remoto, estão no último período de ensino antes do ingresso nas universidades ou no mercado de trabalho.

“A prioridade de retorno está nas duas extremidades, na Educação Infantil e no Ensino Médio. Temos de dar os corretos estímulos na base, para não perdermos a capacidade de aprendizagem das crianças, e também devido ao estímulo econômico, para que os pais possam deixar as crianças em um local seguro, com tranquilidade. Por outro lado, os estudantes do Ensino Médio precisam estar bem preparados para ingressar nas universidades e no mercado de trabalho”, ressaltou o governador.

Um eventual retorno da Educação Infantil e do Ensino Médio em julho, possibilidade que ainda está em discussão, passará pelo cumprimento de protocolos gerais e específicos de saúde, elaborados conjuntamente pelas secretarias de Educação e da Saúde.

A portaria, que deve ser publicada em 29 de maio, instituirá os Comitês Operacionais de Emergência em Saúde – COE Escola, que terão competência para reunir informações, convocar esforços, analisar situações e planejar e acompanhar ações. Também demandará a construção de um Plano de Contingência para prevenção, monitoramento e controle da transmissão da Covid-19 nas instituições com mais de cem pessoas, considerando alunos, professores e funcionários.

O secretário Faisal Karam explicou que cada escola terá autonomia para criar grupos de trabalho que ficarão responsáveis por fiscalizar a condição de equipamentos de proteção individual (EPIs), a higienização das escolas e a aferição da temperatura dos alunos. O governo do Estado ainda disponibilizará um aplicativo no qual poderão ser inseridas informações em tempo real a respeito de eventuais casos de alunos sintomáticos nas escolas.

PROTOCOLOS PARA REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES

Ensino Superior, pós-graduações e Ensino Técnico

Bandeira amarela e laranja

• Teto de operação: 50% do alunado (50/50 escala ou revezamento), restrito a atividades práticas de ensino essenciais à conclusão do curso, à pesquisa e a estágio curricular obrigatório. Atividades em laboratórios e plantão individualizado sob agendamento.

• Modo de operação: presencial restrito/EAD (50/50)

Bandeira vermelha e preta

• Teto de operação: 25% do alunado, restrito a atividades de laboratório essenciais à manutenção de seres vivos, sob agendamento.

• Modo de operação: presencial restrito/EAD (50/50)

Cursos livres

Bandeira amarela e laranja

• Teto de operação: 50% do alunado (50/50 escala ou revezamento)

• Modo de operação: presencial restrito/EAD (50/50)

Bandeira vermelha e preta

• Fechado


Leia aqui o documento Distanciamento Controlado Educação – Primeiros Passos.

Associação Esperança Azul realiza reunião virtual nesta quinta-feira com participação de psicóloga

A Associação Pró-autismo de Venâncio Aires tem atividade para pais e outros familiares de crianças autistas nesta quinta-feira, 28. A reunião mensal do grupo será de forma virtual e vai contar com a participação de uma psicóloga. A profissional convidada é Andressa Sehn, que vai responder questionamentos durante uma transmissão ao vivo na página da Esperança Azul no Facebook.

Segundo a presidente da Associação, Ramone Mohr, um dos assuntos abordados será sobre as maneiras de lidar com o distanciamento social. A atividade inicia às 20h e pode ser acompanhada nas redes sociais por toda a comunidade.

Andressa Sehn, que vai responder questionamentos durante uma transmissão ao vivo. Foto: Divulgação Associação Esperança Azul

Escola Alfredo Scherer recebe distribuição de alimentos nesta quinta-feira

A Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Social de Venâncio Aires, por meio do Gabinete da Primeira-dama, segue o roteiro de distribuição de cestas básicas a pessoas em situação de vulnerabilidade social. Nesta quinta-feira, 28, a entrega dos kits de alimentação ocorre na Escola Alfredo Scherer, atendendo pessoas dos bairros Leopoldina, Distrito Industrial e Universitário.

Já na sexta-feira, 29, a entrega será na Escola José Duarte de Macedo, para os moradores dos bairros Macedo, Brands e Cruzeiro. Para o recebimento da cesta básica, é necessário se dirigir ao local contendo todos os documentos dos integrantes da família, além de comprovantes de renda e residência.

O horário de atendimento é das 8h às 12h e das 13h às 16h30min. Aqueles que moram em bairros ou demais regiões do município que não estão contempladas no roteiro e necessitam de cestas de alimentos, também podem se dirigir ao Cras do bairro Battisti.

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