Divas do SUS ganham destaque em Trabalho de Conclusão de Curso, congresso e revista em nível nacional

Juntas, elas riem, choram, dançam, colocam o corpo pra mexer, a mente pra trabalhar e ganham em saúde e qualidade de vida. Esses são os resultados do projeto Divas do SUS, criado em 2015, pela professora de Educação Física da rede pública de Venâncio Aires, Eliane Turcato. O projeto serve de inspiração para outros municípios e agora também é conhecido nacionalmente a partir da apresentação do trabalho da graduanda em Educação Física da Universidade de Santa Cruz do Sul, Angelita Barrim em um Congresso Nacional promovido pelo grupo de pesquisa de Atividade e Saúde da Universidade Federal do Rio Grande (Furg).

Com o título “Academia de saúde: melhoras percebidas em mulheres participantes de um grupo de convivência”, o projeto baseado nas atividades das Divas do SUS recebeu destaque entre os mais de 60 trabalhos do Brasil apresentados na programação online, que aconteceu na manhã do último sábado, 9. Abordando a resolutividade e benefícios do programa para a saúde, autoestima e bem-estar das pessoas, o trabalho também será publicado na “Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde”.

Com a formatura em Educação Física marcada para fevereiro para 2023, Angelita que é servidora pública, realizou o seu TCC – Trabalho de Conclusão do Curso em 2020 e obteve a nota máxima ao apresentá-lo à banca de professores. Ela conta que a ideia de pautar o trabalho a partir das atividades do grupo Divas do SUS, nasceu do convite da colega da rede municipal, Eliane Turcato. “A profe Eliane me convidou para abordar o assunto relacionado ao programa já que as Divas vinham tendo uma repercussão positiva na região e, no entanto, não tinham nada registrado em dados. Assim, o trabalho seria uma oportunidade também para isso. Como eu também era integrante do projeto foi uma alegria desenvolvê-lo e, sobretudo, agora colher esses frutos”, destaca a futura educadora física.

DIVAS – O grupo Divas do SUS nasceu do trabalho liderado pela profissional Eliane Turcato que desenvolvia atividades físicas com mulheres na sede da Unidade Básica de Saúde do bairro Gressler. “Entre elas mesmo, com a autoestima melhorando, se chamavam de gatas e divas. Nossos encontros iam levando cada vez mais bem estar e autoconfiança. Foi quando tive a ideia de formalizar e denominar ‘Divas do SUS’, já que é um grupo aberto e gratuito”, recorda ela. Atividades físicas, dicas de bem estar, autoestima, confiança, relacionamentos, utilidades domésticas integram as programações dos encontros do grupo que acontecem todas as quintas-feiras, a partir das 8 horas, na academia de saúde da UBS Gressler, aberto a participação de todas as mulheres.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Recurso desabilitado