Modalidade acolhimento é implantada nas unidades de saúde de Venâncio Aires

O método busca atender a todos que procuram os postos. Dessa forma, o enfermeiro escuta o paciente, realiza o atendimento e, se necessário, encaminha para o médico

Os cidadãos que procuram atendimento nas unidades de saúde de Venâncio Aires são atendidos pelo acolhimento, uma modalidade de prestação de serviços implantada pela Secretaria Municipal de Saúde. O método busca atender a todos que procuram os postos. Dessa forma, o enfermeiro escuta o paciente, realiza o atendimento e, se necessário, encaminha para o médico.

A mudança suspende a distribuição de fichas com o objetivo de qualificar o serviço através da humanização, proporcionando maior resolutividade na assistência prestada aos usuários da rede pública. O acolhimento foi implantado de forma gradual, iniciando pela cidade e seguindo pelo interior do município.

“A ficha não dava a garantia de consulta. As pessoas chegavam de madrugada nos postos. Hoje, o paciente pode chegar em qualquer horário que será avaliado pelo enfermeiro e uma consulta será marcada”, explica o coordenador das unidades de saúde, Alan Flores da Rosa.

O método, que é o mesmo adotado no Hospital São Sebastião Mártir (HSSM) e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), faz parte da rotina das 20 unidades de saúde há cerca de dois meses, quando foi implantado o serviço no último posto. O acolhimento faz parte da Política Nacional de Humanização.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Recurso desabilitado