ALERTA MÁXIMO: Rompimento parcial de barragem em Cotiporã agrava ainda mais a situação no Vale do Taquari

Vice-governador do estado, Gabriel Souza, confirmou a situação e disse que isso vai significar muita água descendo pelo rio Taquari, aumentando ainda mais as enchentes e de maneira rápida

O rompimento parcial da Barragem 14 de Julho, entre os municípios de Cotiporã e Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha agrava ainda mais a situação no Vale do Taquari. A confirmação do rompimento da barragem da Usina Hidrelétrica 14 de Julho deixa grande parte do Rio Grande do Sul em alerta máximo, inclusive a região de Vila Mariante.

O vice-governador do estado, Gabriel Souza, confirmou a situação e disse que o risco é altíssimo para inundações ainda maiores em regiões ribeirinhas do rio das Antas e rio Taquari. “Isso vai significar muita água descendo pelo rio Taquari, aumentando ainda mais as enchentes e de maneira muito rápida”, alertou.

Em um vídeo divulgado nas redes sociais, o governador Eduardo Leite afirmou que, segundo técnicos, o colapso não deverá causar “a devastação de uma enxurrada”. Mesmo assim, a população das cidades que ficam abaixo do local do rompimento devem sentir os efeitos do aumento do nível do rio Taquari.

Em nota, a Defesa Civil estadual informou que já vinha alertando a população para a elevação do nível do rio devido às fortes chuvas que atingem o estado desde a última sexta-feira e que, com apoio de outros órgãos públicos, está retirando as famílias que permaneciam nas áreas de risco.

Também em nota, a Companhia Energética Rio das Antas informou que detectou o rompimento parcial do trecho direito da barragem às 13h40. Ainda segundo a companhia, o Plano de Ação de Emergência já estava em prática desde o início da tarde de ontem (1º), em coordenação com as Defesas Civis da região, com acionamento de sirenes de evacuação da área, para que a população local pudesse ser retirada com antecedência e em segurança.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Recurso desabilitado