Câmara derruba veto do prefeito a projeto que rege sobre alinhamento de fios em postes

A Câmara de Vereadores de Venâncio Aires teve sessão ordinária nesta segunda-feira, 26, com tribuna livre, votação de projetos e período das comunicações. Entre as pautas votadas, destaque para um veto do prefeito Jarbas da Rosa (PDT), que foi derrubado.

LEIA MAIS: Na Câmara, manifestantes fazem novo apelo para a volta das aulas presenciais.

O projeto que seria vetado é de autoria do vereador André Kaufmann (PTB) e rege sobre o alinhamento e retirada de fios e cabos em postes do município (Clique aqui e relembre). Até então, responsabilidade da empresa concessionária de energia elétrica – no nosso caso, a RGE – realizar esse suporte, com esse projeto, cabe às próprias empresas que fornecem energia, telefonia, internet, sinal de televisão ou outro serviço, realizar manutenção e retirada de fiação excedente e sem uso que ela mesma tenha instalado.

VÍDEO: CLIQUE AQUI PARA ACOMPANHAR O RESUMO DA SESSÃO NO PROGRAMA VENÂNCIO ENTREVISTA DESTA TERÇA-FEIRA, 27.

O projeto, no entanto, acabou sendo vetado pelo prefeito Jarbas da Rosa com a justificativa de que o Município não teria competência para legislar sobre essa questão dos postes de fiação, que são de propriedade da concessionária de energia elétrica. O relator do veto foi o líder de governo Sid Ferreira (PDT).

O vereador André Kaufmann (PTB), que havida sido o proponente do projeto, defendeu que o veto à matéria fosse derrubado, o que acabou acontecendo, inclusive com votos de vereadores da situação. Foram favoráveis à manutenção do veto, somente os vereadores André Puthin (MDB) e Sid Ferreira (PDT).

Pela derrubada do veto votaram os vereadores de oposição Alberto Sausen, André Kaufmann, Diego Wolschick, Ezequiel Stahl, Renato Gollmann (PTB), e Eligio Weschenfelder (Muchila) e Sandra Helena Wagner (PSB); e os vereadores da base aliada ao governo municipal Alexandre Fernandes (PSD), Benildo Soares (Republicanos), César Garcia (Cesão) e Luciana Scheibler (PDT), e Ricardo Bergmann Landim (PSL).

A maioria entendeu que o projeto é importante e necessário e, por isso, o veto foi derrubado. Assim, deverá valer a Lei do alinhamento e retirada de fios e cabos em postes, conforme a proposta inicial, assim que houver sansão do prefeito.

SUPLENTES

A sessão desta segunda-feira também marcou a saída de dois suplentes de vereador, que cedem as vagas a outros integrantes dos partidos. Após um mês, Alberto Sausen (PTB) que, atualmente, está no lugar de Clécio Espíndola (Galo), deixa o Legislativo.

Outro suplente que também sairá da Câmara é Alexandre Fernandes (PSD). Já na próxima semana, assume sua cadeira no Legislativo, a quarta suplente do Partido Social Democrático, Claudete Cittolin, que fez 134 votos nas eleições passadas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Recurso desabilitado