Evento marca 80 anos da Escola Jubal Junqueira na sexta-feira

Atualmente, são 183 estudantes matriculados na escola, e são oriundos de 23 localidades do interior do município

Localizada a cerca de 25 quilômetros do Centro de Venâncio Aires, a Escola Estadual de Ensino Médio Sebastião Jubal Junqueira, de Vila Deodoro, prepara atividades especiais para marcar os 80 anos do educandário. A programação ocorre na próxima sexta-feira, 6, no Ginásio da Aerd. Atualmente, são 183 estudantes matriculados na escola, e são oriundos de 21 localidades do interior do município.

A diretora do educandário, Adriana Scheibler, cita que os trabalhos são marcados por conquistas diárias. Segundo ela, por ser uma escola localizada na área rural, os desafios são maiores, mas sempre houve o envolvimento da comunidade. “Isso é muito perceptível. Todas as nossas conquistas sempre tiveram o apoio e envolvimento das pessoas dessa região”, destaca.

Comemoração

Para marcar os 80 anos, estudantes e professores buscaram fazer o resgate histórico da escola. Além de textos, centenas de fotos mostram a evolução até os dias atuais. Os trabalhos de pesquisa foram liderados pelo professor Jones Richter. Na noite da sexta-feira, 6, a partir das 19h, as turmas farão apresentações divididas por décadas que marcaram as atividades. Além disso, os estudantes também farão apresentações artísticas e culturais. Cartões para janta, com galeto, salsichão, arroz, maionese e cuca podem ser adquiridos pelo telefone (51) 99144-6620 com Patrícia, (51) 99626-9313 com Eara, ou pelo (51) 99536-7673 com Adriana.

História

As atividades da escola iniciaram ainda quando o distrito era chamado de “Linha Luiz Osório”, no ano de 1918. O primeiro prédio que abrigou as atividades ficava localizado nas proximidades da atual igreja católica. Inicialmente, foram 20 alunos, do 1º ao 4º ano, com foco no ensino da língua alemã, mas ela foi extinta em 1942.

Entre esse período, foi construído um novo prédio, em frente a atual igreja católica. Após isso, o dia 18 de janeiro de 1943 também ficou marcado na história. Na data, foi emitido decreto de criação do Grupo Escolar Marechal Deodoro e entraram em funcionamento as turmas do 1º, 2º, 3º, 4º e 5º ano do curso primário. Em 1969, a denominação foi alterada para Escola Rural Marechal Deodoro, mas em 1972, devido às precárias condições do prédio da escola, foi necessário interditar as atividades.

Desde então, a comunidade local se mobilizou e as aulas passaram a ser realizadas na capela São José e no conhecido salão de Orlando Schulz. A partir de 14 de abril do ano da interdição, começou o trabalho de desapropriação de algumas terras para iniciar a construção de um novo prédio, com o material da estrutura interditada no atual espaço que abriga a estrutura.

Com as turmas de 6ª e 7ª série em funcionamento, em 1975 foi inaugurado o novo prédio e as irmãs franciscanas auxiliaram nas atividades, também assumindo a direção do educandário. Elas permaneceram no local até 1988.

Outro trabalho também mobilizou a comunidade em 1977, quando foi necessária a troca do nome da escola, já que existia outro com a mesma nomeclatura no Rio Grande do Sul. A partir daí, foi homenageado o primeiro escrivão distrital do Cartório de Registro Civil de Vila Deodoro, Sebastião Jubal Junqueira. Outro passo importante na história da escola, envolve a inauguração da quadra de esportes, em 31 de agosto de 1996. Em 1999, a escola foi municipalizada e, em 2000, retornou para gestão do Estado.

Chegada do Ensino Médio

Uma das mais importantes lutas para a comunidade também foi comemorada em 28 de março de 2001, quando uma portaria autorizou o início do funcionamento do Ensino Médio na escola. Antes, quem quisesse continuar os estudos, precisava se deslocar até a área urbana de Venâncio Aires. “Eu considero essa como uma grande conquista. Nem todos tinham condições de fazer esse deslocamento e muitos paravam de estudar”, cita.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Recurso desabilitado