Médico dermatologista alerta sobre o risco de câncer de pele durante o verão

Com as altas temperaturas já sendo registradas no Rio Grande do Sul, a população fica mais exposta a doenças e uma delas traz uma atenção especial: o câncer de pele. No Dezembro Laranja, que é o mês de conscientização, diversas dicas e orientações são realizadas para comunidade, sobre o tipo de câncer mais comum entre a população brasileira.

Durante entrevista na Rádio Venâncio Aires, o médico dermatologista, Márcio Gaio, destacou alguns cuidados que as pessoas devem ter. Entre as orientações, está evitar a exposição abusiva ao sol em algumas horas do dia. “Essa é a época que possui maior radiação ultravioleta do sol e esse é o principal fator de risco para o desenvolvimento do câncer de pele. Devemos ter diversas estratégias de proteção, além do protetor”, explica.

Entre as dicas, está evitar o horário em que há grande incidência do sol, que ocorre entre às 10h e 11h e das 15h às 16h. Também, é recomendado utilizar chapéu ou boné, óculos de sol, roupas, guarda-sol e, nas áreas que estão expostas, aplicar o protetor solar.

Aplicação correta

Márcio Gaio ainda deu algumas recomendações para a hora de aplicar o protetor solar em crianças, adolescentes e adultos. “Acaba sendo chato ficar passando nos filhos ou em si mesmo, mas é o que a gente tem disponível. O ideal é usar e cada duas ou três horas. Sempre, após sair da água, devemos reaplicar ele e a forma certa de colocá-lo, é mais ou menos a medida de uma colher chá para o rosto e três colheres, mas de sopa, para o corpo. Essa é uma regra geral”, ressalta.

Complicações futuras

Uma das maiores preocupações, está relacionada a queimaduras solares. Conforme o especialista, estudos mostram que, queimações na pele, principalmente em crianças, são fatores de risco para o câncer de pele no futuro. “Nesse período, até os vinte anos, a nossa pele absorve 75% da radiação de toda a vida, então é muito importante, nesse período, ter uma proteção adequada. Se evitar agora, vai prevenir problemas no futuro”, completa.

Tratamento

Em relação as queimaduras deixadas pelo sol, na pele das pessoas, há disponível no mercado, uma série de cremes calmantes e anti-inflamatórios para aliviar o desconforto. Caso a queimadura for de maior intensidade, deverá ser receitado por um médico, algum medicamento que possua maior efeito. O repouso também é indicado.

As partes do corpo humano mais suscetíveis ao câncer de pele, são o rosto, pescoço e orelhas. Já o médico dermatologista Marcio Gaio atende na sala 12, do Centro Profissional, localizado Tiradentes, 686, no centro de Venâncio. O telefone para contato é o 3741-4384.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Recurso desabilitado