Um dos tumores mais frequentes entre a população feminina no país, o câncer de útero é considerado a quarta causa de morte de mulheres. Com o objetivo de conscientizar sobre a importância do tema, foi instituído o Março Lilás. A ideia é reduzir o número de diagnósticos através da prevenção.
Conforme a médica mastologista e ginecologista e obstetra da Saint Gallen, Andreia Rauber, o câncer é provocado pela infecção persistente por alguns tipos do HPV. “Mais de 70% dos casos estão relacionados a essa doença sexualmente transmissível, e que possuem centenas de subtipos, causando diversos problemas”, explica.
O diagnóstico precoce de alterações decorrentes da infecção pelo HPV é feito por meio de um exame simples, o Papanicolau, que detecta tanto anormalidades que precedem a doença quanto o próprio câncer. A vacinação também é um importante meio de prevenção, disponível para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos.
Todos os tratamentos e orientações estão disponíveis na Saint Gallen, localizada na rua General Osório, 1430, sala 1, no Centro de Venâncio Aires.