Estação Avançada da RGE em Venâncio Aires recebe certificado focado em sustentabilidade

Com investimento de R$ 3 milhões, Estação Avançada conta com tecnologia inovadora

A Estação Avançada de Venâncio Aires recebeu o certificado LEED Gold do órgão Green Business Certification Inc. (GBCI), se tornando a 1ª base sustentável do Grupo CPFL. Inaugurada em 2023, teve um investimento total de R$ 3 milhões e foi construída utilizando o sistema Lean Construction do tipo Concreto-PVC, que visa a redução de resíduos no processo construtivo, maior agilidade de execução e maior redução de manutenção pós-obra.

A LEED é a certificação ambiental mais reconhecido no mundo. Os critérios para obtenção do título são rigorosos e estão ligados à eficiência da edificação, que podem ser na geração de energia, redução no consumo de água e na geração de resíduos, e eficiência energética. No caso de Venâncio Aires, foi atingido nível Gold em virtude dos desempenhos: energético, uso da água, qualidade ambiental interna da EA e em resíduos.

No Brasil, apenas 44 empreendimentos possuem este certificado, sendo 6 localizados na região sul. A Estação Avançada de Venâncio Aires tem a 10ª maior pontuação dentre os certificados no País.

Estações avançadas (EAs): são estruturas que concentram as atividades operacionais da RGE, abrigando frota, equipamentos, materiais e equipes de manutenção, e obras, para atendimento das regiões em que estão instaladas.

Além do sistema inovador de construção, a estrutura da EA Venâncio Aires conta com diversos itens que vão ao encontro do plano de sustentabilidade da Companhia: instalação de 2 eletropostos, instalação de reservatório reuso da água da chuva para utilização na lavagem de EPIs e irrigação, instalação de sistema fotovoltaico, bacia de amortecimento de água da chuva para reduzir fluxo de água que deságua na rede pluvial da cidade, iluminação LED, torneiras automáticas nos banheiros e sistema duoflux nos vasos e sistema de insuflamento de ar nas áreas de uso constante para realização das trocas de ar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Recurso desabilitado