A Estação Avançada de Venâncio Aires recebeu o certificado LEED Gold do órgão Green Business Certification Inc. (GBCI), se tornando a 1ª base sustentável do Grupo CPFL. Inaugurada em 2023, teve um investimento total de R$ 3 milhões e foi construída utilizando o sistema Lean Construction do tipo Concreto-PVC, que visa a redução de resíduos no processo construtivo, maior agilidade de execução e maior redução de manutenção pós-obra.
A LEED é a certificação ambiental mais reconhecido no mundo. Os critérios para obtenção do título são rigorosos e estão ligados à eficiência da edificação, que podem ser na geração de energia, redução no consumo de água e na geração de resíduos, e eficiência energética. No caso de Venâncio Aires, foi atingido nível Gold em virtude dos desempenhos: energético, uso da água, qualidade ambiental interna da EA e em resíduos.
No Brasil, apenas 44 empreendimentos possuem este certificado, sendo 6 localizados na região sul. A Estação Avançada de Venâncio Aires tem a 10ª maior pontuação dentre os certificados no País.
Estações avançadas (EAs): são estruturas que concentram as atividades operacionais da RGE, abrigando frota, equipamentos, materiais e equipes de manutenção, e obras, para atendimento das regiões em que estão instaladas.
Além do sistema inovador de construção, a estrutura da EA Venâncio Aires conta com diversos itens que vão ao encontro do plano de sustentabilidade da Companhia: instalação de 2 eletropostos, instalação de reservatório reuso da água da chuva para utilização na lavagem de EPIs e irrigação, instalação de sistema fotovoltaico, bacia de amortecimento de água da chuva para reduzir fluxo de água que deságua na rede pluvial da cidade, iluminação LED, torneiras automáticas nos banheiros e sistema duoflux nos vasos e sistema de insuflamento de ar nas áreas de uso constante para realização das trocas de ar.