Municípios avaliam cenário econômico após reduções do ICMS

Na manhã desta quarta-feira, 20, em reunião com o Conselho dos Secretários Municipais de Fazenda e Finanças do RS (CONSEF), o Secretário Estadual da Fazenda, Marco Aurélio Cardoso, falou da expectativa da arrecadação do ICMS para os próximos meses no RS a partir da aprovação da LC 192/22 e LC 194/22, que alterou o preço base da tributação dos combustíveis e que reduziu as alíquotas dos combustíveis, da energia elétrica, telecomunicações e do transporte coletivo.

O tema tem sido debatido de forma recorrente entre os secretários municipais da Fazenda devido a grande preocupação de todos os municípios com o atual cenário do ICMS, principal receita dos Municípios. De acordo com a secretária da Fazenda de Venâncio Aires, Fabiana Keller, e Presidente do CONSEF/RS, é muito importante o Estado e Municípios avaliarem juntos o tema e estarem preparados para qualquer cenário.

Em relação à expectativa de receita, a Secretaria Estadual da Fazenda está trabalhando com a queda de 6% de ICMS no ano em relação a estimativa divulgada em junho. Em relação ao previsto da Lei Orçamentária Anual, a arrecadação deve ficar bem próxima do que já estava previsto. Já sobre a compensação prevista na LC 194/22, o secretário informou que a regulamentação precisa passar pelo Ministério da Economia e, ainda não se sabe, nem como e nem quando isso ocorrerá, nem o período que será comparado, podendo o Ministério aguardar o findar do ano para analisar o comportamento e definir a compensação.

“Estamos acompanhando semanalmente o comportamento das receitas de ICMS, mas, pelo que percebemos a partir da manifestação do Estado, caso ocorra essa compensação, ela não se dará neste exercício de 2022. Desta forma, a recomendação é de muita cautela na realização da despesa pública e acompanhamento constate das receitas”, resume Fabiana Keller.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Recurso desabilitado