Semana do Imigrante e Refugiado: histórias de coragem e resiliência em Venâncio Aires

Desde 2021, quando foi instituída a Política Municipal de Acolhimento e Atendimento para Imigrantes, Apátridas e Refugiados, a Capital do Chimarrão já recebeu 918 pessoas

A história dos 132 anos de Venâncio Aires é marcada pela chegada de centenas de imigrantes de diversas origens, em busca de uma nova vida, trabalho e oportunidades. Desde 2021, quando foi instituída a Política Municipal de Acolhimento e Atendimento para Imigrantes, Apátridas e Refugiados, a Capital do Chimarrão já recebeu 918 cidadãos. Apenas neste ano, 76 pessoas escolheram o município como o novo lar. São histórias inspiradoras, marcadas pela coragem e pela resiliência e que têm esta semana como homenagem.

Uma dessas histórias é de Paola Vivas. A jovem, de 21 anos, e seus pais deixaram a Venezuela há 6 anos, em busca de segurança e estabilidade. Em Venâncio Aires, eles receberam auxílio, fizeram curso de português e participaram de grupos de integração. “Os venâncio-airenses, desde o primeiro dia, foram muito receptivos. Recebemos doações de tudo, roupa, cobertas, eletrodomésticos, calçados e comida. Também recebemos muitas vagas de emprego. Isso foi de bastante ajuda para recomeçar nossas vidas aqui. Até já podemos nos chamar de venâncio-airenses.”

Outro exemplo inspirador é de Guillermo, um imigrante venezuelano que chegou a Venâncio Aires há três anos em busca de um futuro melhor. “Por pensar diferente, eu fui ameaçado e perseguido. A situação estava perigosa para mim e para os meus familiares. Vim para o Brasil e gostei deste município pela paz, pela tranquilidade, pela economia e pelos empregos. Aqui, recebemos muito apoio.” Agora já estabelecido no município, ele trouxe o restante da família para morar na Capital do Chimarrão.

Com o objetivo de acolher os cidadãos, a Prefeitura, através da Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Social, auxilia na documentação dos imigrantes, faz encaminhamentos, presta assistência psicológica e profissional, oferta cursos de português e de costura e oportuniza a integração através de grupos. “Somos muito felizes com os cidadãos que chegam em nosso município. São pessoas que se empenham, que tem um convívio social e comunitário muito adequado e se integraram muito bem a nossa comunidade venâncio-airense”, destacou o prefeito Jarbas da Rosa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Recurso desabilitado