Governo do Estado atinge nível Ouro no Programa Nacional da Transparência Pública

Conforme a avaliação realizada pelo Sistema Tribunais de Contas ao longo do segundo semestre do ano, os portais do Poder Executivo gaúcho alcançaram um índice de transparência de 87,35%.

Os portais do governo do Estado do Rio Grande do Sul atingiram o nível Ouro de Transparência no ranking de 2023 do Programa Nacional da Transparência Pública. Conforme a avaliação realizada pelo Sistema Tribunais de Contas ao longo do segundo semestre do ano, os portais do Poder Executivo gaúcho alcançaram um índice de transparência de 87,35%. De acordo com os critérios do programa, organizado pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), o nível Ouro é obtido quando o produto avaliado atende a 100% dos critérios essenciais e nível de transparência entre 85% e 94%, o que garantiu ao governo o direito ao Selo de Transparência. O resultado foi informado em 14 de dezembro.

Esta foi a segunda edição do levantamento nacional do Sistema Tribunais de Contas. A iniciativa tem por objetivo fomentar a transparência e estimular o aprimoramento dos portais. Foram avaliados cerca de 8 mil portais públicos da União, estados e municípios brasileiros dos Poderes Executivo, Legislativo, Judiciário, Tribunais de Contas, Ministério Público e Defensoria Pública. Garantir informações completas e acessíveis, dados financeiros e uma página para o atendimento ao cidadão estão entres os critérios avaliados.

“Tornar acessíveis à população as informações relevantes sobre a administração é dever de todo governo. Alcançar o nível Ouro pelo segundo ano seguido é um resultado importante e que nos desafia a aprimorarmos cada vez mais este trabalho”, destacou a titular da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), Danielle Calazans.

Em 2022, primeiro ano da avaliação, o governo do Estado também havia alcançado o nível Ouro. No entanto, os critérios para 2023 foram revisados pela Atricon. O trabalho para aprimorar a transparência dos portais do Poder Executivo do Rio Grande do Sul foi coordenado na administração estadual pela SPGG, com apoio da Casa Civil e da Secretaria de Comunicação (Secom). Integrantes das três pastas e da Secretaria da Fazenda (Sefaz) atuaram ao longo de seis meses em 2023.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Recurso desabilitado