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Águia 33 da PM de SP é visto com frequência em Venâncio Aires para remoção de bebês da UTI pediátrica

O helicóptero Águia 33 da Polícia Militar de São Paulo tem sido visto com frequência nos céus de Venâncio Aires desde o início da catástrofe no Rio Grande do Sul e o bloqueio de rodovias estaduais.

Com a dificuldade para a transferência de bebês entre hospitais via terrestre, o helicóptero imponente que aparece pousando no estádio Edmundo Feix, do Guarani, já trouxe cinco crianças menores de seis meses para tratamento na UTI Pediátrica do Hospital São Sebastião Mártir. Na manhã desta quarta-feira, 15, houve a chegada de uma menina da cidade de Cachoeirinha. Socorristas do Serviço Móvel de Urgência (Samu) também prestam auxílio à equipe médica da aeronave. Os outros atendimentos foram para crianças de Esteio, Parobé, Tramandaí e Bento Gonçalves.

Águia 33 da Polícia Militar

O novo helicóptero da Polícia Militar começou a ser usado em 2023 e deu um salto em tecnologia entre os equipamentos usados em São Paulo. No Comando de Aviação da Polícia Militar do Estado de São Paulo, as ocorrências aeromédicas sempre foram atendidas com a aeronave monoturbina Esquilo, modelo AS350.

Com o H135, as missões aeromédicas passam a contar com uma aeronave biturbina que atua com mais eficiência, segurança e rapidez, o que permite aumento na capacidade de serviços de salvamento e resgate aéreo.

A aeronave possui capacidade para transportar até sete pessoas, vem equipada com guincho elétrico e pode, eventualmente, transportar uma segunda maca.

Equipado com radar meteorológico, radar altímetro e sistema de anticolisão com outras aeronaves, o novo helicóptero também é preparado para a utilização de óculos de visão noturna e visão sintética dos obstáculos.

Prefeitura intensifica ação de tapa-buracos na cidade e no interior

A Prefeitura de Venâncio Aires, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisp), com o trabalho da equipe de Conservação Urbana, realiza ação de tapa-buracos nos bairros e na área central do município. A iniciativa tem como objetivo garantir melhores condições de tráfego aos motoristas e pedestres, além de propiciar maior segurança nas vias públicas.

“É um trabalho contínuo a realização de tapa-buracos. Vamos realizando os reparos conforme a necessidade nos bairros e do interior. Precisamos fazer essa manutenção tendo em vista alguns estragos realizados pelas cheias”, comenta o coordenador da equipe de Conservação Urbana, Nery da Silveira.

As melhorias começaram no bairro Coronel Brito, Gressler, Macedo e Bela Vista. Nesta semana, as obras iniciaram na região central, na rua Osvaldo Aranha. Em seguida, a equipe responsável pelo trabalho segue para a Linha Grão Pará e Linha Travessa, no interior do município.

A previsão é de que os trabalhos sejam realizados por região, variando de acordo com o cronograma e condições climáticas. A equipe trabalha de forma ágil e eficiente, minimizando o impacto no trânsito local.

A operação tapa-buraco consiste na reparação de imperfeições no asfalto, como buracos e rachaduras, utilizando massa asfáltica adequada, assim recuperando as vias da cidade. Para solicitar o serviço de tapa-buraco, basta fazer o pedido pelo telefone (51) 98903-2407.

Estudantes da EEEM Mariante serão realocados para o campus da Unisc de Venâncio

A 6ª Coordenadoria Regional de Educação está em tratativas para definir a continuidade das aulas da EEEM Mariante, de Vila Mariante. A estrutura do educandário foi comprometida com a enchente do rio Taquari. Os estudantes serão realocados temporariamente para o campus da Unisc de Venâncio Aires.

A Secretaria de Obras Públicas deve iniciar levantamentos junto à estrutura, para identificar os problemas. A direção da escola também está entrando em contato com a comunidade escolar para definir o número de famílias que continuarão residindo na região e determinar o número de salas para locação. Conforme o responsável pela 6ª CRE, Luiz Ricardo Pinho de Moura, o contrato deve estar finalizado ainda no mês de maio.

Acompanhe a entrevista com o coordenador regional de educação, Luiz Ricardo Pinho de Moura, na RVA:

Baile Regional da Terceira Idade é cancelado em Mato Leitão

A Associação dos Idosos de Mato Leitão (Assima) está cancelando o tradicional Baile Regional da Terceira Idade que estava marcado para sábado, dia 25 de maio, na Seubv, em Mato Leitão.

O evento, realizado anualmente com apoio da Prefeitura, sempre reúne grupos de vários municípios do Vale do Taquari e Rio Pardo. O presidente Elemar Weber destaca que a entidade vai tentar reagendar o evento em data a ser confirmada. O desastre climático que atinge todo o Estado motivou o cancelamento do evento.

Reconstrução da RSC-287 deve contar com pontes secas

Com previsão de 30 dias para finalizar o desvio de três quilômetros que está sendo construído, paralelo à RSC-287, a partir do km 61, em Venâncio Aires, a empresa Rota de Santa Maria, concessionária responsável pela administração da rodovia, ainda não tem prazo para conserto total do trecho.

A direção da empresa confirmou ao prefeito Jarbas da Rosa que estuda alterar o projeto original e de duplicação da rodovia, incluindo nos locais mais atingidos pelas enchentes, a construção de pontes secas que possam minimizar futura ação das águas na região.

A construção de pontes secas já foi ventilada em outras oportunidades, porém sem definição por parte da equipe técnica da rodovia. O rompimento total em quatro pontos de concreto, no entanto, mudou a convicção dos técnicos, que viram na prática a força das águas represadas naquela região. “Ainda vamos trazer o estudo preliminar ao prefeito e o debate com a comunidade será feito. Mas é certo que já estudamos sim a inclusão de pontes secas nesse processo de reconstrução da rodovia e não apenas na duplicação. A magnitude deste estrago nos confirma que é preciso repensar o futuro do trecho”, destacou o diretor César Cruvinel.

Município já encaminhou R$ 9,5 milhões em pedidos de recursos para Defesa Civil Nacional

A Administração Municipal de Venâncio Aires, através da Defesa Civil, já finalizou duas do total de três etapas previstas pela Defesa Civil Nacional para a busca de recursos emergenciais das enchentes. Nos planos de Ação Humanitária e Ação de Reestabelecimento, o município comprovou perdas e solicitou recursos na ordem de R$ 9,5 milhões. A terceira etapa, que prevê Ação de Reconstrução, é apurada pela Administração Municipal como a etapa mais importante e complexa, pois se buscará, em até 90 dias, o diagnóstico, projetos e recursos para reconstrução de pontes, estradas, prédios públicos e moradias.

Na primeira etapa, referente a Ação Humanitária, que previa a aquisição de cestas básicas, kits de higiene e limpeza e colchões, Venâncio Aires foi contemplado entre os primeiros 30 planos aprovados no RS e conquistou o segundo maior valor: R$ 4 milhões, que ainda não foram depositados pelo Governo Federal. A segunda etapa, referente a Ação de Reestabelecimento, o Município cadastrou R$ 5,5 milhões para recolhimento e destinação de entulhos e horas-máquinas. “Esse plano ainda está sob análise da Defesa Civil Nacional, que possui prazo para aprovação e resposta”, explica a secretária da Defesa Civil do município, Deizimara Souza.

Em seguida, o Plano de Reconstrução já começa a ser trabalhado. Neste, a Administração Municipal realiza o levantamento de pontes e estradas avariadas, Postos de Saúde, Escolas e moradias necessárias para realocar as famílias que perderam tudo. “É neste plano que buscamos recursos nacionais para efetivar uma nova Emei Closs na cidade, moradias e um Posto de Saúde em condições na Vila Estância Nova”, adianta o prefeito Jarbas da Rosa.

Além dos planos para a Defesa Civil Nacional, a Administração de Venâncio Aires está atenta a programas e projetos de atendimento humanitário emergencial e já foi comunicada dos repasses de R$ 800 mil para horas-máquinas do Governo do Estado, R$ 200 mil da Defesa Civil Estadual, R$ 60 mil do Cisvale para combustível e R$ 60 mil para atendimento aos abrigos do Ministério do Desenvolvimento Social.

Feira de agasalhos é realizada no pavilhão São Sebastião Mártir

A queda das temperaturas e a proximidade do inverno aumentam a necessidade de se proteger e aquecer o corpo com roupas mais grossas. Neste ano, em Venâncio Aires, a necessidade coincide com a assistência que o Município vem prestando aos atingidos pelas recentes enchentes do arroio Castelhano e do rio Taquari.

Com isso, o Gabinete da Primeira-dama está abrindo as feiras do agasalho para distribuição das peças a todas as pessoas que precisarem, junto ao pavilhão de eventos São Sebastião Mártir, enquanto houver a mobilização pelas vítimas. “Nossas equipes estão todas focadas neste trabalho de recebimento, triagem e entrega das doações.. Por isso, vamos aproveitar essa organização aqui e também fazer as feiras do agasalho para todos que precisarem, mesmo que não tenham sido atingidos pelas chuvas”, explica a primeira-dama, Janete da Rosa.

As feiras de doações integram a campanha do agasalho e são realizadas todos os anos pelo Gabinete da Primeira-dama para atender pessoas que precisem. Roupas são os itens mais doados pela comunidade local e também chegam em volume expressivo, entre os donativos vindos de outros municípios e estados, por isso é possível abrir as doações a todas as pessoas que necessitarem. “As pessoas chegam aqui nos pavilhões e podem escolher peças e calçados que estão separadas por tamanhos e numeração o que facilita e agiliza o trabalho”, explica a primeira-dama.

Custo do recolhimento e destinação dos entulhos da enchente pode chegar a R$ 5 milhões em Venâncio Aires

Venâncio Aires é destaque no recolhimento e destinação de resíduos da enchente. Menos de duas semanas após o primeiro evento que assolou os municípios do Vale do Taquari, um levantamento aponta que apenas a Capital do Chimarrão conseguiu iniciar a força-tarefa de limpeza, recolhimento e destinação final de seus entulhos. O relatório encaminhado para a Defesa Civil Nacional aponta que o Município atuou com equipamentos próprios e terceirizados no recolhimento de 187 toneladas de resíduos na área urbana da cidade e projeta outras 513 toneladas para a área rural.

De acordo com a secretária de Meio Ambiente, Carin Gomes, dez equipes atuaram na primeira etapa de limpeza: sete caminhões-garra contratados, equipe da limpeza urbana, homens do Exército e uma escavadeira para organização dos entulhos na área de depósito temporário. “Agora já organizamos o transbordo para o aterro definitivo, em local licenciado no município de Minas do Leão. O transporte inicia nesta semana”, explica a secretária.

Para o recolhimento e destinação final dos resíduos, a Administração Municipal calcula que serão investidos aproximadamente R$ 5 milhões que não estavam previstos no orçamento. “É também pelo custo e complexidade desta destinação que a maioria dos municípios do Vale do Taquari, apenas em janeiro e fevereiro deste ano, após um convênio com o Estado, conseguiram iniciar a destinação dos seus resíduos das enchentes de setembro e novembro. O que estamos fazendo é priorizar essa limpeza e reconstrução e buscar posteriormente o ressarcimento pela Defesa Civil”, esclarece o prefeito Jarbas da Rosa.

Em reunião com as Defesas Civis da região, nesta segunda-feira, 13, em Lajeado, Venâncio Aires foi case na condução dos seus trabalho de recolhimento e destinação dos resíduos de enchentes e deve servir de modelo para aquelas cidades que não pretendem aguardar pelos convênios do Estado e União para recolhimento dos entulhos.

Saque do FGTS calamidade está disponível para Venâncio Aires

Trabalhadores de Venâncio Aires que tiveram a residência atingida pela enchente podem solicitar a partir desta terça-feira, 14, o saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) por calamidade. O valor é limitado a R$ 6.220,00.

A liberação ocorre para moradores que tiveram endereço informado pela Prefeitura à Caixa, e pode ser solicitada através do aplicativo FGTS, com a digitalização do documento de identidade e comprovante de endereço, emitido no máximo há 120 dias e no nome do trabalhador, ou declaração que o trabalhador foi atingido pela enchente.

Caso seja apresentado o comprovante de endereço do cônjuge, o documento também será aceito, mediante ao anexo da certidão de casamento. A solicitação deve ser realizada até o dia 3 de agosto. Caso aprovado, o benefício é destinado para a conta cadastrada no momento da habilitação.

Para solicitar o Saque do FGTS Calamidade através do aplicativo FGTS, basta seguir os passos a seguir:

Para Versão 3.39.4:

  • Clique na opção “Meus Saques”;
  • Escolha a opção “Outras Situações de Saques”;
  • Selecione o motivo do Saque “Calamidade Pública”;
  • Selecione o munícipio de sua residência e clique em “Continuar”;
  • Escolha uma das opções para receber seu FGTS:
  • Crédito em conta bancária de qualquer instituição; ou,
  • Sacar presencialmente.
  • Faça Upload dos documentos requeridos;
  • Confira os documentos anexados e confirme;
  • A Caixa irá analisar a solicitação e caso esteja tudo certo, o valor será creditado em sua conta.

Para Versão 4.0.1:

  • Clique no card “Solicitar seu saque 100% digital” ou no menu inferior “Saques”.
  • Selecione “Solicitar saque”;
  • Clique em “Calamidade pública”;
  • Realize o procedimento de segurança informando login e senha, caso seja necessário.
  • Leia sobre as condições e documentos necessários ao saque e clique em “Solicitar Saque”.
  • Informe o nome do município e selecione-o na lista;
  • Selecione o tipo do comprovante de endereço.
  • Digite o CEP e número da residência;
  • Encaminhe os seguintes documentos:
  • Documento de identidade;
  • Comprovante de residência em nome do trabalhador, emitido até 120 dias antes da decretação de calamidade;
  • Tire uma foto de rosto segurando o documento de identificação;
  • Confira os documentos anexados e confirme;
  • Selecione a opção para creditar o valor em conta CAIXA, inclusive a Poupança Digital CAIXA Tem, ou outro banco e envie a solicitação;
  • A CAIXA irá analisar a solicitação e caso esteja tudo certo, o valor será creditado em sua conta.

Prazo para encomendas do Programa Troca-Troca de sementes de milho e sorgo é prorrogado

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural informa que está prorrogado o prazo do Programa Troca-Troca de Sementes de Milho da Safra 2024/2025. Os produtores rurais poderão fazer seus pedidos até 31 de maio.

Os interessados devem realizar suas encomendas junto à Secretaria de Desenvolvimento Rural munidos com o bloco e dos documentos de identificação pessoal. Além disso, devem estar em dia com os débitos municipais. Conforme as regras do programa, cada agricultor pode realizar a encomenda no limite de seis sacas.

No último programa, safra 2023/2024, foram 208 produtores beneficiados com 565 sacas de sementes.

O atendimento da pasta funciona de segunda a sexta das 8h às 12h e das 13h30 às 16h30, na rua Tiradentes, 959, Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 2183-0734.

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